Fevereiro Roxo: Ishy apresenta projeto de lei para atendimento a portadores de fibromialgia
Segundo Ishy, a medida é fundamental para garantir os direitos dos cidadãos
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
16/02/2023 09:49

O vereador Elias Ishy (PT) propôs um projeto de lei sobre a instituição de atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia nos órgãos públicos e privados no município de Dourados. O projeto foi protocolado nesta semana e aguarda o parecer da procuradoria para seguir os trâmites da Câmara.

O ato coincide com a campanha “Fevereiro Roxo”, criada para a conscientização da população sobre três doenças que não têm cura: alzheimer, lúpus e a própria fibromialgia - que é uma síndrome de dor crônica que afeta muitos aspectos da vida das pessoas, incluindo sua capacidade de realizar atividades diárias. Segundo informações, a progressão dos sintomas pode ser adiada caso identificadas e tratadas no início.

De acordo com o PL, os órgãos deverão incluir as pessoas portadoras de fibromialgia nas filas de atendimento preferencial aos idosos, gestantes e pessoas com deficiência e caberá ao Poder Executivo a elaboração da forma de identificação dos beneficiários, por meio de comprovação médica. Segundo o autor, a medida é fundamental para garantir os direitos dos cidadãos portadores desta condição de saúde.

O vereador recebeu a demanda de quem sofre “na pele” essa situação. Para ele, essa é uma forma de minimizar as dificuldades que essas pessoas enfrentam no dia a dia, permitindo-lhes uma vida mais digna e com mais qualidade, reforçando a importância da valorização e respeito à diversidade, bem como a necessidade de se promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Dessa forma, Ishy relata aguardar o entendimento jurídico da Casa de Lei e, posteriormente, conta com o apoio dos demais parlamentares para aprovação do Projeto de Lei.