Feira de Artesanato ‘Mestre Cilso’ começa na segunda-feira na Câmara Municipal
Câmara de Dourados recebe Feira de Artesanato em homenagem aos artesãos douradenses
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
25/03/2022 16:00

A partir de segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Dourados receberá a 1ª Feira de Artesanato ‘Mestre Cilso’, que acontece no hall de entrada da Casa de Leis. A iniciativa foi proposta pelo vereador Laudir Munaretto (MDB), durante a 7ª Sessão Ordinária.

Além da Feira, a programação conta ainda com uma Sessão Solene que homenageará artesãos do município, em alusão ao dia 19 de março, data em que se comemora o Dia do Artesão. Eles também irão expor as suas obras durante os dias 28, 29 e 30 de março.

A Feira será das 7h às 19h, no dia 28 de março e das 7h às 13h nos dias 29 e 30 de março. Já a Sessão Solene acontece no dia 30 de março, às 19h, no Plenário Weimar Gonçalves Torres. A programação é gratuita e aberta ao público.

Homenagem ao Mestre Cilso

O nome da Feira é em homenagem a Cilso Aparecido Tibúrcio, artesão que atuou por mais de 30 anos em Dourados. Nascido em Buritama (São Paulo), o ‘Mestre Cilso’ viveu no município desde 1972, onde desenvolveu trabalho artístico no ateliê ‘Mão na Massa’, de propriedade dele, localizado no Altos da Monte Alegre.

O artista fez cursos com vários ceramistas de renome e possuia a própria técnica de queima em fornos noborigamas (técnica milenar chinesa, incorporada e aperfeiçoada pelos japoneses). Ele se dedicou na criação com argila. Durante todos os anos de sua trajetória, Cilso participou ativamente de amostras em feiras e oficinas para aprimorar suas técnicas e também ministrar palestras.

*Alterado às 17:11 para correção de informação