Feira da Literatura contagia alunos da rede pública
- Evento acontece na Câmara de Dourados e termina no final da tarde desta quinta-feira –
Estudantes tiveram participação efetiva na II Feira de Literatura, na Câmara
Foto: Humberto Martins/CMD
01/12/2022 11:20

A segunda edição da Feira de Literatura de Mato Grosso do Sul, realizada pela Câmara Municipal de Dourados em parceria com o Grupo Literário Arandu se tornou atração para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Durante os três dias do evento, dezenas de estudantes se acomodaram no plenário do Legislativo para ouvir histórias, contos e declamações de poetas e escritores regionais. Também interagiram com os palestrantes, que falaram da importância da leitura na vida dos cidadãos.

Aberta na noite de terça-feira (29) a II Felit se encerra no final da tarde desta quinta (01) e já tem o compromisso do presidente da Câmara, Laudir Munaretto, para a terceira edição, no ano que vem.

Na manhã desta quinta, a Feira contou com a participação de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profª Avani Cargnelutti Fehlauer. Os escolares interagiram de forma intensa com os escritores e a organização do evento e também fizeram que4stão de conhecer as instalações da Casa de Leis.

O coordenador da Escola, Timóteo Neres de Oliveira avalia como importantíssima a presença das crianças na Feira. “Na escola desenvolvemos projetos de literatura e tem sido uma experiência valiosa. Nossa biblioteca está sempre repleta de alunos. Muitos deles fazem teatro e, inclusive, já se apresentaram em eventos na cidade”, disse, apontando que a iniciativa da Câmara e do Grupo Arandu contribui sobremaneira para a formação das crianças, futuros leitores.

Também participaram da II Felit alunos das escolas municipais Joaquim Murtinho, Rui Gomes (Vila São Pedro), Januário Pereira de Araújo, e das escolas estaduais Menodora Fialho de Figueiredo, Presidente Vargas, Reis Veloso, Moacir Djalma Barros e Joaquim Vaz de Vieira, de Indápolis.

O presidente do Grupo Literário Arandu de Dourados, professor, poeta e escritor Carlos Magno Amarilha, pontua que é de fundamental importância apostar em novos leitores, incentivá-los à reflexão, o que contribui para o processo de aprendizagem.

O presidente da Câmara, Laudir Manaretto, comemora o sucesso da II Feira Literária de MS e garante que, a depender dele, o evento já está garantido para o ano que vem. “É muito importante realizarmos este tipo de evento na nossa Casa de Leis. Receber esse grande número de estudantes, jovens e crianças, é gratificante e nos dá a certeza que investir em educação ainda é o melhor caminho”, disse.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD