“Faltou planejamento para a retomada das aulas na Reme”, denuncia Lia Nogueira
Vereadora Lia Nogueira cobrou explicações e solução para a Secretaria Municipal de Educação
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
14/02/2022 14:43

A vereadora Lia Nogueira (PP), apresenta na 2ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (14), um novo requerimento cobrando explicações da Prefeitura de Dourados sobre a falta de planejamento para retomada das aulas no município.

Lia destaca que é notória a falta de organização da Semed (Secretaria Municipal de Educação) para o início do ano letivo de 2022. Isso por conta das falhas detectadas no sistema informatizado de inscrição e designação dos alunos para Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) e escolas da rede.

A vereadora acompanhou de perto na semana passada a ‘peregrinação’ de pais em busca de vagas para os filhos, na sede da Semed.

"O que vimos ali nos fundos do prédio da prefeitura, onde funciona a Secretaria Municipal de Educação, foi desumano. Pais e mães que tiveram de faltar ao serviço para madrugar numa enorme fila de espera e que após horas de cansaço, sem água e comida, receberam a triste informação de que não havia vagas para as crianças em nenhuma unidade de ensino da Reme. Uma situação humilhante que não podemos admitir de forma alguma em nosso município".

Entre os problemas apontados, alguns chamam atenção. Como, por exemplo, o nome de uma criança aparecer de três a quatro vezes em uma mesma lista de designação, a falta de vagas de modo geral e até designação para unidades de ensino muito distantes do local onde a criança reside.

Outra questão apontada por Lia é o fato do início do ano letivo ter sido adiado para 24 de fevereiro, logo depois das denúncias de pais que mesmo encarando filas de espera, não conseguiram vagas principalmente na Educação Infantil e pré-escola.

A vereadora pontua que a decisão do município em adiar o início do ano letivo, sob a alegação de aumento nos casos de Covid, não se sustenta.

"Sabemos que a pandemia tem se agravado novamente em Dourados, assim como em outros lugares do país. Mas, vejo na decisão da administração municipal uma maneira de mudar o foco para o real problema que é a falta de planejamento para a retomada das aulas presenciais. Recentemente, o município chegou a declarar que havia zerado a fila de espera por vagas na Educação Infantil e agora nos deparamos de novo com o mesmo problema”.

Na primeira Sessão Ordinária deste ano, Lia chegou a apresentar um requerimento cobrando do município explicações sobre os critérios de inscrição e designação dos alunos para a Reme. O município tem prazo para responder aos questionamentos dos vereadores.

Por conta disso e diante do constatado problema da falta de vagas, a vereadora decidiu apresentar na Sessão Ordinária desta segunda-feira (14) um novo requerimento com pedido de urgência de explicações à administração municipal, direcionado à Semed.