“Falta de médicos na rede de saúde é algo inaceitável”, diz Madson
02/04/2018 08:28

02/04/2018 08h25 - Por: Assessoria

O vereador Madson Valente (DEM) vem constantemente questionando a recente falta de médicos em postos de saúde de alguns bairros de Dourados e também nos distritos. Segundo o vereador, as Unidades Básicas de Saúde fazem um trabalho de ordem preventiva e por isso a falta destes profissionais compromete toda uma política de saúde adotada por várias gerações administrativas.

"Preocupa-me muito em saber que a razão maior da falta de médicos na rede pública de saúde é devida o fato da gestão municipal, ter extrapolado os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e atingido o limite legal e por isso se encontra impedido de fazer contratações de profissionais por estar com valores elevados de gastos com pessoal. Pior de tudo isso é saber que há uma inversão de prioridades, há um número excessivo de cargos de confiança em detrimento do comprometimento da saúde pública. Mesmo o Ministério Público tendo recomendado para rever esta situação percebo que o executivo municipal reluta em tomar providências, enquanto isso a população sofre", disse Madson.

O parlamentar alertou também que a falta de médicos ocasiona a superlotação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que se encontra saturada, não cumprindo com eficiência sua finalidade. As reclamações são generalizadas, da mesma forma ocorre com o Hospital da Vida que é razão de muita reclamação, mal dimensionado para realidade da saúde pública de Dourados e região.

De acordo com o vereador a ausência de planejamento é que compromete a saúde de Dourados, colocando em colapso todo o sistema, para ele não é somente o fato dos recursos não serem suficientes, também há uma absoluta falta de gestão.

As UBS fazem um trabalho de ordem preventiva e por isso a falta destes profissionais comprometem toda uma política de saúde / Foto: Thiago Morais