Fabio Luis volta a cobrar celeridade na liberação de projetos pela Seplan
O vereador tem recebido diversas reclamações de profissionais do setor
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
19/04/2022 12:06

O vereador Fabio Luis (Republicanos) voltou a cobrar da administração municipal mais celeridade e comprometimento com a liberação de projetos da construção civil emperrados na Secretaria Municipal de Planejamento de Dourados.

Durante a 11ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, Fabio Luis relatou a reclamação de diversos profissionais e investidores do segmento, que apontam demora de atendimento e atrasos na liberação dos projetos, o que tem causado transtorno ao setor.

“Muitos arquitetos e engenheiros têm me procurado para relatar demora na liberação de projetos, habites, alvará de obras, remembramento e desmembramento. Investidores me relataram também atraso de meses na análise de projetos, inclusive eles já estão até querendo desistir de investir na cidade, e procurar municípios da região, por conta da falta de comprometimento na avaliação e aprovação dos projetos em Dourados”, afirma.

A Secretaria Municipal de Planejamento é responsável por ordenar o desenvolvimento urbano de Dourados, além de regular as atividades ligadas à construção civil e urbanização. Desde o início da gestão ainda não foi designado um gestor titular da pasta, contando atualmente com o comando interino.

Em requerimento, Fabio Luis cobra os seguintes esclarecimentos:

Qual é o número de projetos arquitetônicos e de engenharia (alvarás, habite-se, desmembramento, remembramento de imóveis) PROTOCOLADOS na Secretaria Municipal de Planejamento nos anos de 2021 e 2022?

Qual é o número de projetos arquitetônicos e de engenharia APROVADOS na Secretaria Municipal de Planejamento nos anos de 2021 e 2022?

Qual o tempo médio de aprovação dos projetos arquitetônicos e de engenharia protocolados na Secretaria Municipal de Planejamento?

Qual é o número de servidores disponibilizados para análise de projetos na Secretaria Municipal de Planejamento?

Qual o valor arrecadado com as taxas cobradas para o protocolo e aprovação desses projetos?

Qual o valor atualizado do Fundo Municipal de Urbanização do Município de Dourados?

Onde foram empregados os valores arrecadados para o Fundo Municipal de Urbanização do Município nos anos de 2021 e 2022?

Qual é o atual andamento do plano para implantação do sistema de aprovação do projeto digital?

Qual a previsão de implantação do sistema de aprovação do projeto digital?

O Município tem até 20 dias úteis para devolução das respostas ao parlamentar, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores.