Fabio Luis questiona compra de compressor odontológico 70% mais caro
Fabio Luis fiscaliza o uso do dinheiro público
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
09/11/2022 09:41

O vereador Fabio Luis (Republicanos) usou a tribuna da Câmara de Dourados durante a sessão ordinária de segunda-feira (07) para questionar a compra de compressor odontológico cujo preço de licitação é 70% mais caro que o custo encontrado em pesquisa rápida na internet.

Assinado no dia 16 de agosto, o contrato 208/2022 somou às dívidas municipais o valor de R$ 68.666,20 para aquisição de compressor de ar odontológico, cuja referência do fabricante é identificada pela sequência 8975706123.

Conforme o contrato, foram adquiridas 10 unidades do compressor, custando R$ 6.866,62 cada. Contudo, em pesquisa rápida na internet é possível identificar o mesmo produto a partir da referência sob custo de R$ 3.999,90 a unidade.

Pesquisando produtos semelhantes à descrição presente no contrato de compra, a faixa de preço não muda.

Para o parlamentar, é necessário que o Município esclareça a situação, uma vez que a ausência de zelo com o dinheiro público pode configurar crime e, sobretudo, resultar na falta de recursos para áreas de grande importância à comunidade.

“É preciso entender como se deu o processo de tomada de preços, uma vez que antes da licitação ser aberta, o Município é quem deve fazer pesquisa de custos para indicar os valores a serem aplicados na aquisição. Estou fazendo requerimento de informação para que possamos manter os cofres da nossa cidade preservados de qualquer mal uso do dinheiro público”, afirma o parlamentar.