Fabio Luis pede esclarecimento após alerta da SES sobre demora na vacinação contra Covid-19 em Dourados
Fabio Luis convidou secretário municipal de saúde para esclarecer inconsistências nos dados da vacinação.
Foto: Assessoria
11/05/2021 08:37

Dourados terminou o domingo de Dia das Mães (09/05) liderando o ranking das cidades que menos vacinaram em Mato Grosso do Sul. O Vacinômetro, plataforma do Governo do Estado, aponta que apenas 57,87% do estoque de primeiras doses foi aplicado na população. Além da demora para imunização dos grupos prioritários, a Secretaria Estadual de Saúde também tem alertado a gestão municipal de Dourados sobre a inconsistência dos dados alimentados em sistemas de monitoramento da Campanha de Vacinação contra Covid-19.

Conforme ofício obtido pelo vereador Fabio Luis (Republicanos), a SES recomendou à Secretaria Municipal de Saúde no dia 03 de abril que fossem empenhados “esforços para alcançar o maior quantitativo do público alvo possível, no mais curto tempo viável, adotando estratégias de vacinação adicionais às existentes”.

O documento pelo qual o parlamentar teve acesso sugere que a Prefeitura de Dourados possibilite vacinações aos “finais de semana, horários alternativos, intensificação de atividades educativas à população de esclarecimento sobre a importância da vacinação, busca ativa da população a ser vacinada e demais estratégias que julgar pertinente para aumentar o número de vacinados”.

Ainda no mesmo dia 03/05, a equipe da Secretaria Estadual de Saúde pede para que a vacinação contra Covid-19 seja atualizada diariamente, às 19h, visando promover a transparência do avanço da imunização no município.

O pedido é motivado após a identificação de inconsistências nos dados lançados pela Secretaria Municipal de Saúde. O documento relata que até a data do dia 30/04/2021 o município recebeu 78.569 doses de vacina contra Covid-19, sendo 51.539 de D1 (primeira dose) e 27.030 de D2 (segunda dose).

“Foram aplicadas 36.691 D1 e 15.441 de D2, permanecendo em estoque um saldo remanescente de 14.848 D1 e 11.589 D2”, afirma a SES, que solicitou adequação das aplicações ainda não realizadas até a data de 05/05.

NOVO OFÍCIO, NOVA RECOMENDAÇÃO

No sábado, 08/05, a SES encaminhou novo ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Dourados expressando preocupação com a atual situação do município em relação à aplicação das doses de imunização contra a Covid-19 e também pelas distorções nos dados alimentados nos sistemas E-Vacine MS e SI-PNI, este último do Ministério da Saúde.

“Foi verificado que esse município está apresentando distorções entre os quantitativos das doses inseridas nos sistemas supra, onde há um registro de doses menor ou maior no SI-PNI do que no E-Vacine MS, sendo que o apropriado é que haja igualdade do quantitativo de registros em ambos os sistemas dentro do mesmo prazo”, alerta o novo ofício.

Os sistemas utilizados pelo Governo do Estado e Governo Federal, além de dar transparência ao avanço da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, ainda possibilita também o controle do estoque de imunos necessários aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

O ofício mais recente da SES antecipa a Secretaria Municipal de Saúde que, “caso não haja a imediata correção da distorção de inserção de tais dados no SI-PNI, poderão acarretar sérias consequências de falta de credibilidade das ações realizadas por este município [...], bem como, inviabilizará as tratativas de assuntos relativos aos avanços na Campanha de Vacinação”.

Em análise de dados públicos disponíveis no Vacinômetros MS, no dia 10/05/2021, Fabio Luis identificou que os dados da vacinação realmente evidenciam a lentidão da campanha de imunização no município, uma vez que apesar de já ter recebido 94.850 doses para os grupos prioritários, compostos por 84.783 cidadãos, apenas 58,77% das vacinas foram aplicadas. Dos já vacinados, 17,26% da população já receberam a primeira.

De forma geral, a meta do Município é imunizar 202.946 douradenses, sendo que até o momento apenas 7,46% já recebeu as duas doses da vacina.

CONVITE PARA ESCLARECIMENTO

Diante das informações obtidas, Fabio Luis protocolou nesta segunda-feira (10/05) na Câmara de Vereadores requerimento solicitando informações do Poder Público Municipal a respeito dos impasses e ingerências que tem atrasado a vacinação em Dourados.

Ao mesmo tempo, na tribuna da 15ª sessão ordinária convidou o Secretário Municipal de Saúde Interino, Edvan Marcelo Morais Marques, para que compareça na Casa de Leis para explicar as inconsistências nos dados públicos sobra a vacinação em Dourados e apresentar quais são as estratégias a serem adotadas pelo Município para atender satisfatoriamente as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde.

Fabio Luis encaminhou no mês passado requerimento ao município pedindo detalhamento do plano de ação para imunização da população não idosa, o que ainda não foi respondido pela pasta.

“Precisamos desse esclarecimento: se essas vacinas não foram aplicadas por ‘n’ motivos, ou se foram aplicadas e não foram lançadas nesse sistema. Eu quero acreditar que essas vacinas não estão na geladeira, prefiro acreditar que não passa de um erro de lançamento no sistema estadual e no sistema nacional. Se tivéssemos essa aplicação poderíamos ter Dourados entre os 10 municípios que mais vacinaram”, afirmou Fabio Luis durante sessão.