Fabio Luís participa de reunião com Simted e reafirma compromisso com educadores
Fabio Luis acompanhou colegas parlamentares em reunião com Simted na Câmara
Foto: Alexandre Pimenta/Assessoria
23/03/2022 16:20

O vereador Fabio Luis (Republicanos) participou da reunião entre demais parlamentares e representantes do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), realizada na manhã de terça-feira (22) no plenarinho da Câmara Municipal de Dourados. Fabio reiterou seu compromisso com os educadores, já destacado na 7ª Sessão Ordinária de segunda-feira (21).

O parlamentar ouviu o posicionamento dos representantes do sindicato e esclareceu dúvidas referentes aos cálculos apresentados pela categoria em defesa de melhoria salarial. A base da reivindicação é o Piso Nacional da Educação, reajustado em 33,24% em portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para o vereador, a busca de diálogo entre o sindicato e a Câmara é um passo importante nas negociações com o Poder Executivo, uma vez que apesar de terem atribuições diferentes, os poderes cooperam entre si para o bem-estar da comunidade.

De acordo com a categoria, a proposta é levar o atingimento de 100% do Piso Nacional até 2028 para a carga horária de 20 horas semanais. O sindicato aponta defasagem de quase 70% no salário de professores e profissionais técnicos e administrativos da educação, desde 2017.

Ainda na 7ª Sessão Ordinária, Fabio Luis ressaltou a luta dos profissionais da educação. “Estão tentando vencer vocês pelo cansaço e pelo bolso, quando se aplica uma multa de R$ 50 mil por dia de greve”, afirmou o parlamentar ao plenário lotado, com presença maciça de educadores douradenses.

Fabio considera a valorização dos profissionais a base do princípio da promoção à educação, o que segundo a avaliação do vereador é uma das ferramentas mais importantes para formação das crianças e adolescentes em cidadãos com dignidade e compromisso moral com a sociedade, precedida apenas pela instituição familiar.

“O que precisamos é de valorização dos educadores e não de robozinhos dentro da sala de aula”, finalizou o parlamentar durante discurso, mencionando o investimento milionário para aquisição de kit’s de robótica destinados à educação municipal, que ainda não se provou a devida utilidade e importância.