Fabio Luis destina 90% de emendas impositivas para compra de vacina contra Covid-19 em Dourados
Destinação de emendas por parte do vereador Fabio Luis pode garantir imunização de 500 e 1 mil pessoas
Foto: Valdenir Rodrigues
16/03/2021 13:01
O vereador Fabio Luis (Republicanos) anunciou na Tribuna da Câmara de Vereadores, durante a 7ª sessão ordinária realizada na tarde de segunda-feira (15/03), que destinará 90% de sua cota de emendas impositivas para a aquisição de vacinas contra Covid-19. O recurso poderá garantir a imunização de 500 a 1 mil douradenses, a depender do imunizante comprado.

A sessão desta semana foi mais uma vez centralizada em discussões envolvendo a saúde pública de Dourados e o impacto da pandemia do novo coronavírus na vida da população. No evento, os parlamentares aprovaram o projeto de inserção do município no consórcio nacional para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Para Fabio Luis, as vacinas representam uma alternativa importante para prevenção à doença e também um caminho para se recuperar a normalidade, comprometida há um ano desde que os primeiros casos da doença foram registrados na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Atualmente Dourados já contabiliza 22.114 casos confirmados, sendo que desses 287 resultaram em óbitos.

“Coloco aqui de forma testemunhal, a concessão de 90% das minhas emendas impositivas destinadas para compra de vacina. Não destino 100% porque 10% já comprometi com outra entidade. Independente de quem é a favor da vacina, quem é contra, quem é a favor de tratamento precoce, quem é contra, como legislador o meu desejo é que quem queira se vacinar possa ter essa oportunidade”, afirmou.

Nas redes sociais, o parlamentar destacou que “mudanças essenciais exigem decisões imediatas”, e que “precisamos recuperar a nossa vida e isso se dará quando todos os nossos cidadãos estiverem seguros do contágio ou agravamento em caso de infecção”.

O QUE SÃO EMENDAS IMPOSITIVAS?

As emendas impositivas, instituídas em Dourados no ano de 2015, são aportes financeiros garantidos a cada vereador, que pode determinar ao Poder Executivo a sua aplicação nas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública.

O prefeito Alan Guedes (PP) pode aplicar as imposições de investimento até o final do mandato. Anualmente, cada parlamentar pode determinar um valor de R$ 60 mil para benefício da população douradense.