Fabio Luis cobra do município humanização no atendimento aos pais de alunos
Vereador Fabio Luis na tribuna durante 6ª sessão ordinária
Foto: Francielle Grott/CMD
15/03/2023 11:15

O vereador Fabio Luis (Republicanos), na 6ª sessão ordinária de 2023, abriu espaço para falar sobre um problema que persiste há mais de 45 dias na cidade de Dourados: a falta de vagas em escolas e creches municipais. Portanto, o parlamentar cobra providências.

Segundo Fabio, a promessa feita pela Secretaria Municipal de Educação de que seriam abertas vagas para todos os alunos ainda não foi cumprida e isso “traz consequências para as crianças e os adolescentes, que não conseguem ter acesso à educação, e aos pais, que precisam criar soluções para manter as atividades profissionais em dia, mantendo os filhos em casa por não terem condições de deixar com cuidadores ou em instituições privadas”.

Além da “falta de comprometimento com a população, que contribui através dos impostos para que seus filhos possam ter acesso a escola, a Secretaria de Educação dispõe apenas de um canal de atendimento, o WhatsApp, que se mostra falho e incapaz de atender toda a demanda”.

“Diversas mães, pais e responsáveis entram em contato diariamente para saber a situação da vaga de escola do filho ou filha. Não recebem resposta e quando buscam por respostas presencialmente na Secretaria de Educação são informados de que o atendimento acontece apenas pelo aplicativo de mensagens”, denuncia o parlamentar na tribuna da Casa de Leis.

Na sessão legislativa, ocorrida anteontem (13), o vereador trouxe a situação de uma mãe que perdeu a vaga pois, de acordo com a Secretaria de Educação, “demorou muito para responder”. A mãe teria entrado em contato pelo WhatsApp pedindo por uma resposta sobre a vaga do filho. O servidor da Secretaria de Educação, então, teria comunicado que havia sido disponibilizada uma vaga em uma unidade conveniada. “A mãe, que estava no trabalho quando recebeu a mensagem, demorou cerca de 20 minutos para responder e quando o fez recebeu a informação de que, pela demora de resposta, a vaga já não estava mais disponível”, relata Fabio.

Preocupado com essa situação, o vereador Fabio Luis vem cobrando insistentemente da Secretaria de Educação um atendimento “humanizado e eficiente para os pais de alunos da rede municipal”. “A cobrança por um atendimento humanizado e eficiente por parte da Secretaria de Educação se faz necessária para garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade e que as famílias tenham a tranquilidade de deixar seus filhos em um ambiente seguro e adequado, garantido pela Constituição”, conclui.