Fabio Luis acompanha vacinação em Dourados e constata insuficiência logística no combate à Covid-19
Quinta-feira começou com filas desde a madrugada em frente aos postos de saúde
20/05/2021 09:54

O vereador Fabio Luis (Republicanos) visitou nesta quinta-feira (20/05) alguns pontos da vacinação contra a Covid-19 em Dourados e constatou a insuficiência logística por parte da Secretaria Municipal de Saúde na promoção da Campanha Nacional de Imunização.

Em um dos locais, no Posto de Saúde do Altos do Indaiá, o parlamentar encontrou centenas de pessoas que aguardavam atendimento desde a madrugada. Logo nas primeiras horas do dia, as 150 senhas destinadas para a vacinação durante a manhã já haviam se esgotado. Outras 150 só seriam distribuídas a partir das 13h.

“Conversei com populares e quem não conseguiu pegar a senha para o período da manhã não quer sair da fila com medo de novamente não conseguir se vacinar à tarde. Maioria idosos, de pé e no sol, aguardando a oportunidade de se imunizar contra o vírus”, afirmou Fabio Luis.

Outra reclamação veio por parte dos servidores da unidade, que afirmaram não receber da Secretaria Municipal de Saúde uma programação antecipada. Eles relatam que populares ligam continuamente buscando esclarecer dúvidas que as estratégias de mídia da Prefeitura de Dourados não estão sendo eficientes para suprir.

“Recebi registro de diversas unidades que amanheceram com filas imensas de gente precisando da segunda dose da vacina. A Prefeitura de Dourados não tem tido a sensibilidade de flexibilizar e intensificar o processo de vacinação, obrigando a população a passar por esses desconfortos. Já solicitamos esclarecimentos ao secretário Edvan Marcelo sobre o plano estratégico para o avanço da vacinação e também sugerimos abertura integral de unidades aos finais de semana e o atendimento estendido até às 22h durante a semana. A população precisa ser o foco da campanha”, afirmou o parlamentar.

Na última sessão, no dia 17/05, Fabio Luis formalizou o segundo convite ao gestor da saúde no Município para que esclareça na Câmara de Vereadores os desafios e ações adotadas pela efetividade da vacinação em Dourados. Fabio também destinou 90% de suas emendas impositivas para aquisição de vacinas contra a Covid-19 e tem sido um ferrenho defensor e fiscalizador da saúde pública.

O E-Vacine, portal de monitoramento do Governo do Estado, demonstra que há mais de 39 mil doses de vacina contra Covid-19 estocadas pela gestão municipal. Dourados ocupa as últimas colocações no ranking de eficiência de imunização. A falta de uma estratégia efetiva tem impedido que a cidade seja reposicionada no ranking e comprometido o avanço dos grupos prioritários.

"Fabio Luis recentemente chegou a pedir o plano de ação para vacinação da população ativa, com idade até 59 anos, mas ainda não obteve resposta da administração