Escolas da Rede Municipal precisam de manutenção urgente para receber alunos, afirma Lia Nogueira
Vereadora Lia Nogueira durante visita a escola da rede municipal de Dourados
02/02/2022 12:30

A vereadora Lia Nogueira (PP), em visita a várias escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados, constatou uma série de problemas estruturais que podem comprometer o início do ano letivo. Em algumas unidades de ensino foram apontados problemas graves como risco de desabamento da cobertura em salas de aula, irregularidades na parte elétrica com laudo expedido, inclusive pelo Corpo de Bombeiros, e que aponta para o perigo iminente de um curto circuito, além de vazamentos em banheiros, infiltrações e coberturas condenadas devido à ação do tempo e falta de manutenção.

De acordo com Lia Nogueira, são situações que colocam em risco a segurança dos estudantes e podem se agravar neste novo período crítico da pandemia, cujos protocolos de biossegurança precisam ser seguidos com rigor. Entre as unidades que necessitam de reparos, manutenção e que já foi feito a solicitação pela vereadora, estão a Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélica, localizada no Jardim Guaicurus; Escola Municipal Joaquim Murtinho, na área central da cidade e a Escola Municipal Franklin Luiz Azambuja, localizada no BNH 4º Plano.

Lia Nogueira informou ainda que tem recebido uma série de reclamações sobre a falta de manutenção e reforma de escolas e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados. Segundo a vereadora, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, teve tempo hábil até em razão do longo período das aulas remotas para corrigir todas essas falhas. “Não dá para alegar que esses problemas que afetam diretamente a comunidade escolar vieram à tona agora e nem tão pouco que não há recursos para isso. A Prefeitura autorizou recentemente por meio de contrato licitatório, no valor de mais de R$ 8,5 milhões, a aquisição de kits de robótica para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Se há recursos para um investimento tão alto, tem de ter verba para investir no primordial, a reforma e manutenção das unidades de ensino”, afirmou a vereadora.

Lia Nogueira aproveitou para ressaltar a importância da administração municipal em oferecer aos alunos da Reme uma educação pública digna e de qualidade. A vereadora lembrou ainda que o início do ano letivo está previsto para acontecer em 14 de fevereiro, e que a responsabilidade em garantir um ambiente de ensino com salubridade e segurança é do município.