ENTREGA DE HONRARIAS Vereador Marcelo Mourão homenageia ex-prefeito Tetila e comunicador Marcos Cavalheiro
1 – Geral/Aberta 2 – Laerte Tetila 3 – Marcos Cavalheiro
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
06/12/2021 12:37

Durante a sessão solene de entrega de honrarias a personalidades e instituições que atuaram de forma a contribuir com o desenvolvimento de Dourados, na quinta-feira (2), o vereador Marcelo Mourão (Podemos), homenageou o ex-prefeito e professor Laerte Tetila e o comunicador Marcos Cavalheiro, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade douradense.

Para homenagear o professor e ex-prefeito, o vereador propôs e a Câmara concedeu o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao Município.

No histórico do homenageado consta que    José Laerte Cecílio Tetila, nascido em Santo Anastácio (SP), em 7 de julho de 1947, atuou como professor na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) na qualidade de geógrafo e tem duas pós-graduações, sendo que uma delas lhe confere o título de “Mestre em Geografia” pela Universidade de São Paulo (USP). Tetila sempre teve participação ativa na política da cidade. Além de vereador de 1992 a 1998, deputado estadual (1999), administrou Dourados por dois mandatos (de 2001 a 2008).

Durante o período em que esteve à frente do executivo municipal, de 2001 a 2008, Tetila também construiu 1.800 moradias populares e concentrou esforços na recuperação da pavimentação e na obra de novos asfaltos com trabalhos de articulação junto à Câmara Federal e ao Governo, com a liberação de emendas federais. Ele também foi responsável pela reestruturação da Secretaria de Economia Solidária.

Durante as gestões de Tetila, Dourados vivenciou a experiência de receber investimentos no setor industrial, com a implantação de usinas de processamento da cana. Além disso, importantes concessionárias do setor automobilístico se instalaram no município. Outra ação importante da administração petista Laerte Tetila, foi inauguração do Shopping Avenida Center.

Tetila também contribuiu para a cultura do município e do Estado, com a publicação de dois livros, o “Marçal de Souza Tupã I – Um Guarani que Não se Cala” e “O Movimento Reivindicatório do Magistério – MS”, escrito em parceria com o professor Wilson Biasotto.

MARCOS CAVALHEIRO

Já o comunicador Marcos Cavalheiro recebeu da Câmara, proposto pelo vereador Marcelo Mourão, o Título de Cidadão Douradense, “em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados a este Município”.

Natural da cidade de Maringá (PR), Marcos Cavalheiro é nascido em 23 de maio de 1968. Chegou em Dourados em 1985, onde constituiu família. É pai de três filhos.

Em solo douradense, Marcos construiu carreira como comunicador, trabalhando na rádio até o ano de 2009, formando-se publicitário e jornalista por tempo de serviço prestado. Durante sua trajetória douradense, lutou aguerridamente por seus ideais e causas sociais em defesa dos interesses daqueles que não têm voz.

“Suas valiosas contribuições, sua trajetória douradense é mérito que chancela a outorga do título de cidadão douradense concedido por esta Casa”, justificou o vereador Marcelo Mourão na indicação.

Texto/Fonte: Assessoria CMD