“Entrega da sede da AAGD é a concretização de um sonho conjunto”, celebra Sergio Nogueira
​​​​​​​- O vereador acompanha a instituição e contribuiu na intermediação da cedência do terreno e dos recursos para a construção -
08/09/2021 07:30

A inauguração da sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados – AAGD foi um marco para cerca de 250 famílias. O espaço, que atende autistas gratuitamente com musicalização, ginástica, ecoterapia, atendimento psicológico e fonoaudiólogo, é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde 2010 pelos fundadores. O vereador Sergio Nogueira (PSDB) comemorou essa conquista, já que acompanha a instituição desde 2013 e contribuiu na intermediação da cedência do terreno e dos recursos para a construção da tão sonhada sede própria.

Edificada no Jardim Canaã III, a sede conta com 430 m², 11 salas para os atendimentos. A conclusão da primeira etapa da construção teve investimento de R$ 992 mil. E, nesta semana, durante a entrega da obra, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou de Termo de Acordo para repasse de recursos para a construção da segunda etapa da obra, no valor de R$ 999.993,00. “Esse investimento tem um alto cunho social e a gente fica feliz de assinar o novo convênio de R$ 999 mil para fazer a ampliação do espaço”, ressaltou Reinaldo.

Sergio Nogueira relembrou todo o processo para a garantia do terreno e de recursos para a construção da sede. “No primeiro mandato participei da doação da área e da busca de emendas. No segundo, consegui destinar emendas e obter apoio para aquisição de mobiliário. Neste terceiro, continuo sendo parceiro nas atividades. É um dia para marcar na história, com grande alegria e satisfação. Nos mostra que estamos no caminho certo do nosso trabalho. A entrega da sede da AAGD é a concretização de um sonho conjunto”, comemorou o vereador.

O presidente da Associação, Francisco Sobrinho, relembrou quando decidiram fundar a associação. “Mesmo descobrindo, aos poucos, o nosso trabalho, de algum modo sempre senti que íamos fazer algo grande, que nos encheria de orgulho. E, olhando para esta sede e para todos, tenho a certeza que conseguimos. A AAGD nasceu de um desespero e de um desejo para um futuro melhor para nossos filhos. Se pudesse escolher uma palavra para definir a AAGD seria resiliência”, declarou.

Chico, como é mais conhecido, agradeceu sua família, as famílias fundadoras, os profissionais que atuam na Associação, e “aqueles que acreditaram no sonho para que se tornasse realidade”, o governador Reinaldo Azambuja, secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o prefeito Alan Guedes, secretários municipais e deputados estaduais. “Não poderia deixar de agradecer a todos os vereadores presentes, em especial ao Sergio Nogueira, que não só é um grande vereador, mas tornou-se um amigo da nossa instituição, sempre junto, nos socorrendo em momentos difíceis e sempre acreditando em nosso potencial, obrigado pastor”, celebrou.

A prefeitura tem um convênio com repasse de R$ 22,500 mil da área da saúde e, ainda, mais de 20 profissionais da área da educação atuam na AAGD. Em sua fala, o prefeito Alan Guedes (PP) destacou que “é resultado da parceria do município com a AAGD e a participação do Estado fazendo com que juntos consigamos cuidar melhor das nossas crianças com espectro do autismo”.

Sergio Nogueira durante seu discurso na entrega da sede da AAGD