Encontro na Câmara abre diálogo para combate a intolerância religiosa
03/04/2018 07:22

03/04/2018 07h16 - Por: Assessoria

Foi realizado no dia 28 de março, na Câmara de Vereadores, o primeiro encontro para a construção de uma Audiência Pública para um diálogo inter-religioso em Dourados em combate a intolerância. Isso porque, segundo o propositor Elias Ishy, diante da diversidade religiosa, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação ou discriminação do "outro".

Segundo o professor Carlos Barros Gonçalves (UFGD), o Brasil é um país culturalmente religioso. De acordo com o último censo do IBGE (divulgado em 2010), mais de 90% da população declarou manter alguma relação com o "sobrenatural", seja em forma de filiação a alguma instituição ou em práticas individuais. "Contudo o país tem sido marcado por denúncias contra fiéis e símbolos religiosos", explica ele.

Gonçalves lembra que os casos de intolerância cresceram mais de 700% nos últimos quatro anos e que estados, como o Rio de Janeiro, onde tem como exemplo o caso de uma menina de 11 anos foi apedrejada quando saía de uma cerimônia religiosa, já criaram delegacias especializadas. "Para além dos casos que vem a público, podemos afirmar, infelizmente, que a intolerância é fortemente presente no cotidiano – de na maior parte das vezes de forma velada – em todas as cidades brasileiras, inclusive em nosso município", afirma.

Ishy relatou que os participantes realizaram várias apresentações individuais mostrando que esse é um momento muito importante para abrir o debate e promover mais espaços para falar sobre o assunto. "Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para fazer desta uma Casa comum onde todos e todas tenham voz, com respeito, fazendo a diferença para o bem da sociedade", declarou o vereador.

Dessa ação participaram membros de várias religiões, educadores, representantes sindicais, movimentos sociais e estudiosos. O encontro está na agenda para a primeira quinzena de junho. Antes disso, serão realizadas outras atividades relacionadas ao tema. Quem tiver interesse em somar na ação, pode entrar em contato com o gabinete pelo e-mail mandatoeliasishy@hotmail.com ou pelo telefone 3410-0111.

Segundo o propositor Elias Ishy, diante da diversidade religiosa, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação ou discriminação do