Empresa ‘Vencedora Ambiental’ é homenageada com Prêmio Coração Verde
Vereador Rogério Yuri (à direita na foto) entregou homenagem para Teresa Rolim, filha do fundador da empresa, junto do vereador Laudir Munaretto
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
26/09/2022 18:11

O Prêmio Coração Verde, que anualmente homenageia pessoas físicas e jurídicas que tenham trabalhos voltados à prevenção do meio ambiente em Dourados, foi entregue nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal.

Este ano, a microempresa ‘Vencedora Ambiental’ (Vencedora Comércio de Sucatas LTDA) foi quem recebeu o Prêmio, em memória do empresário Antônio Machado Rolim que viu, ao lado dos netos Jean Rolim Gonçalves e Gilmar Rolim Gonçalves, um nicho de mercado no descarte irregular de resíduos.

A empresa, que foi indicada para a homenagem pelo vereador Rogério Yuri (PSDB), faz a diferença neste setor pois além de, através de suas atividades, ser fonte de renda para muitas famílias, também é atuante na diminuição da degradação do Meio Ambiente.

“Prestamos à sociedade uma colaboração grandiosa ao fazer o elo de ligação entre os descartes dos resíduos e fazê-los chegar para as indústrias de reciclagem”, disse Jean Rolim.

Segundo destacado por ele, o trabalho consiste em receber os descartes de embalagens diversas como papéis, plásticos, metais para uma destinação correta e sustentável. “Agregamos uma mão de obra para triagem e transformamos este resíduo em matéria prima para as indústrias de reciclagem, pois cada tipo de material tem uma destinação diferente”.

Rolim explicou ainda que cada tonelada reciclada representa um aumento da vida útil dos aterros sanitários. “Hoje nossa empresa processa aproximadamente 400 toneladas ao mês de materiais passíveis de reaproveitamento. Desta forma, prestamos serviços aos catadores, indústrias, comércios, frigoríficos, mercados atacadistas e ao público geral, tornando assim uma ponte para destinação correta do lixo reciclável".

O vereador Rogério Yuri, que propôs a homenagem, destacou que o trabalho desenvolvido pela Vencedora Ambiental sempre esteve diretamente relacionado com a preservação da natureza e a promoção da educação.

“Um exemplo que merece nosso reconhecimento. Cada tonelada de lixo reciclado é um volume a menos nos lixões, mais oportunidade para geração de empregos e investimento no conceito de que o Meio Ambiente é um patrimônio nacional que tem seus recursos minerais e vegetais cada vez mais escassos sendo preciso, portanto, ser preservado", ressaltou Yuri.

O Prêmio

O Prêmio Coração Verde foi instituído pelo legislativo douradense em 2002 e tem como objetivo homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na luta e defesa do Meio Ambiente. A homenagem reconhece iniciativas de estudos, pesquisas, programas de incentivo à divulgação e conscientização nos meios de comunicação, conservação, melhora do aspecto urbanístico nas localidades onde residem ou trabalham, além da adequação de equipamentos de trabalho visando diminuir danos em todas as suas formas.