Embaixadora da Venezuela visita Câmara de Dourados
- Articulação do vereador Sergio Nogueira motivou visita da embaixadora para avaliar situação dos imigrantes e refugiados em Dourados -
Comitiva da Embaixada Venezuelana se encontrou com os vereadores na Casa de Leis nesta sexta-feira
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
21/05/2021 12:21

Dourados recebe nesta semana a embaixadora da República Bolivariana da Venezuela, María Teresa Belandria Expósito, o Ministro Conselheiro da Embaixada da Venezuela, Thomas Silva e sua equipe para avaliar a situação dos refugiados e debater formas de ajudar imigrantes com documentações. A visita faz parte de uma articulação do vereador Sergio Nogueira (PSDB) e do deputado federal Dr. Luiz Ovando (PSL), que solicitou junto ao Ministério da Justiça a possibilidade de uma revisão dos itens de documentação que estão entre as exigências para a naturalização de imigrantes no Brasil.

Na quinta-feira, 20, a comitiva da Embaixada Venezuelana esteve na Prefeitura de Dourados para conversar com o prefeito Alan Guedes (PP), representantes do governo municipal e autoridades, e ainda, se encontrou com as lideranças de Organizações Não Governamentais – ONGs. Na sexta-feira, 21, um encontro foi realizado na Câmara de Vereadores.

O presidente do Poder Legislativo, Laudir Munaretto (MDB), agradeceu a presença da comitiva na cidade e garantiu unir esforços para dirimir os problemas enfrentados pelos venezuelanos em Dourados. “Nos sensibilizamos à causa, a Câmara de Dourados está à disposição para alavancar e, junto ao Governo, resolver esses problemas”, enfatizou.

HISTÓRICO

Em abril, Sergio Nogueira entregou um ofício ao deputado federal Dr. Luiz Ovando solicitando uma alternativa para ajudar pessoas que precisam regularizar sua situação. Dourados abriga aproximadamente quatro mil imigrantes e é o 5º município que mais acolhe estrangeiros no país. “Infelizmente, na Venezuela, nossos irmãos estão vivendo uma situação de calamidade, com racionamento de água encanada e energia elétrica, escassez de alimentos, falta democracia e liberdade. E, esses imigrantes que chegam à nossa cidade, esbarram na falta dos documentos necessários que deveriam ter sido emitidos em seu país. O nosso intuito é contribuir com esses cidadãos que decidiram atravessar a fronteira em busca de uma vida digna aqui no Brasil”, afirma o parlamentar.

María Teresa Belandria Expósito, designada pelo presidente Juan Guaidó em 2019 e reconhecida pelo Governo brasileiro, visita pela primeira vez Dourados e Mato Grosso do Sul. “Estou muito feliz. O melhor foi o convite e a procura que fez o vereador Sergio para o deputado Ovando, que nos procurou em Brasília e, em menos de um mês nos organizamos e viemos, porque temos uma preocupação com nossos migrantes e refugiados”, garantiu.

A embaixadora mencionou que muitos chegaram agora, com a fronteira fechada, em meio à pandemia, sem documentos e sem vagas de trabalho sinalizadas. “O nosso objetivo foi escutar as autoridades municipais, que são os primeiros que têm abordagem com os venezuelanos, conhecer quais as necessidades deles e levar nosso apoio pessoal, moral e levar essas preocupações ao Governo Federal. Dourados é uma cidade próspera e acolhedora, os brasileiros acolheram nossa gente, sem discriminação, e isso é muito bom”, assegurou María Teresa.

O ministro conselheiro, Tomas Silva, ressaltou o motivo de tantos venezuelanos terem deixado o país. “Já conhecemos 15 estados do Brasil e temos uma função de ajudar o nosso povo, que teve que sair da Venezuela produto de uma crise política e humanitária. Vive-se uma ditadura, ou morriam de fome, sem remédio ou saiam do país. Agradecemos ao vereador pelo convite e solicitação de procurar uma solução para esses venezuelanos que estão aqui. Com a nossa interlocução em Brasília e Governo Federal, vamos procurar soluções desses problemas principalmente na parte de documentação. Dourados é um município que acolhe muito bem os venezuelanos e vai ajudar muito na solução desse problema”, destacou.

Texto/Fonte: Assessoria CMD