Em sessão da Câmara, Alan Guedes destaca ações dos Rotarys Clubes de Dourados
Vereador Alan Guedes durante sessão ordinária on-line desta semana
28/05/2020 16:01

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Guedes (Progressistas) destacou na sessão ordinária on-line desta segunda-feira, 25, a ação dos associados ao Rotary Club de Dourados Guaicurus para conscientizar a população da importância do uso de máscara para a proteção de todos, devido à pandemia da Covid-19 (Coronavírus). O Rotary Guaicurus promoveu um ato simbólico na terça-feira, 26, através da colocação de uma máscara no Monumento ao Ervateiro, localizado na Avenida Indaiá, na praça existente frente à sede da Colônia Paraguaia de Dourados.

Para o parlamentar, esta é uma iniciativa que vale ser repercutida. “É uma ação bastante legal, vale a pena repercutir. São inciativas como essa que têm um viés pedagógico, mostra que todos estão imbuídos neste importante meio de prevenção que é a utilização da máscara. Pois é uma preocupação coletiva, uma forma de respeito com todos os interlocutores que teremos contato, uma proteção mútua”, enfatizou Alan Guedes.

A estátua batizada de ‘Ervateiro’ é uma homenagem ao Peão dos Ervais, e é obra do renomado artista plástico Mestre Cilso Tiburcio (in memorian). Ela foi idealizada para homenagear os trabalhadores (a grande maioria vindos do Paraguai) que no início da colonização de Dourados e toda a região laboravam por longas jornadas no cultivo, colheita e transporte da Erva Mate, o primeiro produto a movimentar a economia local.  “Esse tipo de ação vem acontecendo em várias cidades, que se utiliza de monumentos locais para conscientizar a população da importância de se proteger e proteger o próximo”, ressaltou.

A colocação da máscara contou com a presença do Governador do Distrito 4470 do Rotary, Antonio Caballero. Para ele, ações como essa são fundamentais para contribuir em educar a população. Mas o Rotary tem feito ainda mais pela sociedade. Na mesma tarde, entregou um projeto da Fundação Rotária com a participação de todos os presidentes de Clubes de Rotary de Dourados no Centro de Integração ao Adolescente Dom Alberto (CEIA), orçado em mais de R$ 70 mil, o projeto instalou sistema de captação de energia solar na entidade, gerando uma economia de R$ 33 mil por ano à entidade.

À exemplo de ações que incentivam o uso das máscaras de proteção para a própria segurança da comunidade, a Câmara Municipal adquiriu máscaras, distribuiu aos colaboradores e determinou o uso do acessório obrigatório nas dependências da Casa. “Na sessão desta semana, nós ainda aprovamos o Projeto de Lei Complementar nº 017/2020, que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção por toda a população durante circulação nas ruas do município e áreas de acesso público. Entendemos que a utilização das máscaras por todos aqueles que estiverem fora de seus domicílios contribuirá decisivamente para a proteção de todos, sendo certo de que neste momento de crise pelo qual passamos todos devem e podem contribuir para o bem-estar coletivo”, finalizou Alan Guedes.