Em reunião pública, Olavo Sul cobra esclarecimentos de secretário municipal de Educação
21/03/2019 10:08

21/03/2019 10h07 - Por: Assessoria

Durante reunião pública realizada nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Olavo Sul (Patriota) cobrou do secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves, esclarecimentos sobre a pasta.

O vereador Olavo Sul destacou a importância da presença do secretário para reunião, questionando-o sobre a paralisação de obras da cobertura das quadras de algumas escolas como, por exemplo, as indígenas.

De acordo com o secretário, o motivo da paralisação destas obras é o mesmo ocasionado com os Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal). As empreiteiras não cumpriram com o contrato, porém ele afirmou que a secretaria de Obras está trabalhando no sentido de realizar a cobertura das quadras.

O Olavo também questionou sobre o reajuste dos profissionais do magistério, que não receberam a correção de 7,64%, em 2017, e a deste ano, estimada em 4,17%. Segundo Upiran, em 2018 o reajuste foi pago, sendo que neste ano, a categoria discutirá o reajuste de 2019 e de 2017.

O vereador ainda questionou sobre a carga horária do município, pois o Estado irá aderir a oito horas diárias para os funcionários públicos. O secretário pontuou esta possibilidade ainda deverá ser discutida entre a Prefeita de Dourados e os secretários. "É preciso saber qual seria o ganho real para o município caso seja feita a mudança", disse Upiran.

"Agradeço a resposta, mas antes de qualquer decisão, precisamos que a administração tenha um diálogo com os funcionários públicos", ressaltou Olavo Sul.

O vereador também buscou respostar quanto a convocação dos aprovados no concurso para vigilantes e também se há possibilidade de abertura de novos concursos para o município, principalmente para escolas e Ceims. "Os vigilantes aprovados no último concurso, precisam ser chamados e terão que ser chamados", exaltou o secretário.

"A abertura de concurso para o administrativo, merendeiras e auxiliar de serviços gerais é uma decisão de cunho político, esses serviços são passíveis de terceirização. Ainda comparo com outros órgãos que aderem a terceirização. Concurso é um processo demorado para atual situação, o concurso engessa a folha de pagamento, a terceirização não, desde que seja feita uma licitação de contrato de forma séria", completou Upiran.

Olavo Sul e o secretário de Educação, Upiran Jorge (Foto: Thiago Morais)