Em formatura da Guarda Mirim, Alan Guedes destaca a importância da educação não formal
Vereador Alan Guedes em discurso na cerimônia de formatura da 4ª Turma da Guarda Mirim de Dourados
09/12/2019 11:38

O presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), prestigiou a cerimônia de formatura da 4ª Turma da Guarda Mirim de Dourados ‘Dr. João Adolfo Astolfi’, realizada no último sábado, 7, na Escola Erasmo Braga. Acompanhado do vereador Olavo Sul (Patriota), o parlamentar destacou a importância da educação não formal, levando conhecimento e vivência à cerca de 70 formandos que passam a somar mais de 250 jovens e adolescentes que passaram pelos cursos oferecidos pela instituição.

“A educação vai além do espaço delimitado pelos muros escolares e salas de aula. Em minha trajetória de vida, sou muito feliz por ter passado uma época no grupo escoteiros. Precisamos reconhecer a importância da educação não formal, são ensinamentos que levamos para a vida toda. Cumprimento os pais por acreditarem neste modelo de educação e especialmente o presidente da Guarda Mirim, João Frazão, por todo o trabalho desempenhado”, ressaltou Alan Guedes.

Fundada no dia 31 de março de 2015 por um grupo de membros da sociedade, encabeçados pelo comissário de menores João Gutembergue Pessoa Frazão, a Guarda Mirim de Dourados surgiu com o intuito de promover a educação de forma alternativa, oferecendo noções de cidadania, direitos humanos e formação profissional aos jovens e adolescentes, de 13 a 18 anos de idade.

Durante a cerimônia, o segundo sargento Edgar Martins Pereira, que ficou conhecido como 'cabo Edgar' pelos 15 anos dedicados à extinta Patrulha Mirim, recebeu homenagem como nome de turma em reconhecimento aos esforços para manter a entidade. Com a presença de representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), foram destacados os trabalhos dos promotores de Justiça, Ricardo Rotunno e Luis Gustavo Camacho Terçariol, apoiadores diretos da Guarda através dos programas sociais do MPMS.

O presidente da Guarda Mirim de Dourados, João Frazão, anunciou que as obras de restauração das instalações atuais da entidade deverão ter início em 2020, no terreno doado pelo ex-prefeito Murilo Zauith no bairro João Paulo II e a construção da sede própria, com recursos da ordem de R$ 314 mil, viabilizados através de emenda parlamentar pelo deputado estadual Barbosinha (DEM) que já assegurou, na cerimônia de sábado, nova emenda para equipar as futuras instalações.