Em Campo Grande, Ishy e Vander buscam recursos para a Cidade Agroecológica
  Parlamentares atuam no fomento à agricultura familiar na região da Grande Dourados
27/01/2022 11:38

Na segunda-feira (24), o vereador Elias Ishy (PT), junto com o deputado federal Vander Loubet (PT) e o agricultor agroecológico e representante da Apoms (Associação dos Produtores Orgânicos do MS), Olácio Komori, estiveram em Campo Grande participando de uma audiência na Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Com o objetivo de atrair recursos para o fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia na região, reuniram-se com o secretário estadual Jaime Verruck e o superintendente Rogério Beretta. Na ocasião, apresentaram o projeto da Cidade Agroecológica e solicitaram apoio ao governo estadual.

Desde 2018, a Rede Apoms conta com uma central de comercialização na cidade de Dourados, em parceria com a Prefeitura. Possuem dois caminhões que garantem a logística de transporte da produção do município e da região, criando as condições para o acesso aos programas governamentais de comercialização, tal como o PNAE e o PAA, se consolidando como importante espaço de fomento à agroecologia e de comercialização da produção da agricultura familiar.

O projeto 'Cidade Agroecológica' está sendo construído em parceria com a Prefeitura de Dourados, a Apoms e diversas outras entidades. A consolidação deste projeto irá beneficiar a produção da agricultura familiar e indígena na região, tornando Dourados referência na comercialização de alimentos agroecológicos.

A reunião foi bastante produtiva e a expectativa é de que o governo estadual possa ser parceiro neste importante projeto para a agricultura familiar que, certamente, irá contribuir no avanço da produção agroecológica em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.