Em apoio à educadores, Marcelo Mourão participa de manifestação da categoria
Marcelo Mourão (de camisa azul e vermelha) participou de ato realizado por educadores em greve de Dourados
Foto: Divulgação/Assessoria
15/03/2022 14:06

O vereador Marcelo Mourão (Podemos) caminhou junto com profissionais da educação de Dourados e acompanhou de perto toda a manifestação realizada pela categoria de forma pacífica. O ato realizado na manhã desta segunda-feira (14), na Praça Antônio João, marcou o primeiro dia de greve deflagrada pelos trabalhadores da educação.

Os servidores da Rede Municipal de Ensino cobram da prefeitura a reposição salarial do piso nacional do magistério, de 33,24%, e reposição inflacionária de 10,06% para os administrativos. Além disso, afirmam que a administração municipal não paga o piso nacional para 20 horas e destacam que o valor do piso é aplicado para docentes de nível médio na modalidade normal com carga horária semanal de até 40 horas.

O valor do piso nacional estabelecido para 2022 é de R$ 3.845,63 e o município paga atualmente ao profissional de nível médio, modalidade normal, apenas R$ 1.617,73 por 20 horas, abaixo do piso nacional estabelecido por lei.

Mourão, que é parceiro dos educadores, entende que nessa questão do piso nacional a prefeitura deve entregar uma proposta de interesse da categoria de uma vez por todas.

“Precisamos ter um ano letivo de pacificação e de sucesso”, argumentou, apontando ainda que está à disposição para ajudar no que for possível. O vereador acredita que quanto mais pessoas na luta, mais ela se fortalece.

Mourão, além de diversos outros enfrentamentos em favor dos educadores, trabalhou intensamente na elaboração, na discussão e nos debates para a aprovação do projeto de rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).  “Por pouco nosso projeto não foi aprovado, mas serviu para que a prefeitura passasse a dar mais atenção ao tema”, finalizou.