Em alusão ao Dia da Água, Madson volta a solicitar projeto “Plantadores de Água”
22/03/2018 08:35

22/03/2018 08h33 - Por: Assessoria

Em comemoração ao do Dia Mundial da Água, em 22 de março, o vereador Madson Valente (DEM) volta a defender a necessidade de se adotar medidas que contribuam para a preservação dos mananciais e garanta a qualidade da água que se consome. Geógrafo por formação e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Madson disse que vai solicitar na Prefeitura que sejam feitos estudos no sentido de se estabelecer em Dourados, junto com a ANA (Agência Nacional de Águas), o projeto "Plantadores de Água".

O projeto é financiado pela ANA e vem obtendo sucesso em várias cidades brasileiras. Ele incentiva a preservação de nascentes, e os proprietários recebem compensação financeira pelo manejo.

"As previsões elevadas de crescimento demográfico e o fator preponderante de sermos cidade polo nos impõe responsabilidade ética de nos comprometermos urgentemente para prepararmos soluções conjuntas efetivas em prol da segurança de nossos mananciais. Conclamando a sociedade a contribuir para a preservação da água, caso contrário às gerações futuras nos cobrará pela omissão", pontuou o vereador.

Segundo Madson, muitos fatores colaboram para os riscos da escassez de água potável em futuro próximo, entre eles os grandes impactos proporcionados pela agricultura, seguido da indústria e, finalmente, pelo consumo humano. Para ele, educação ambiental para efetivação de uma nova relação homem/natureza é fator que não se pode protelar.

"É importante que os organismos governamentais fiscalizem os grandes conglomerados capitalistas que estão focalizados no desenvolvimento econômico e não estão levando em consideração que o nosso maior bem natural está sendo agregado a produtos industrializados, proporcionando sérios impactos no meio ambiente e socialmente fazendo milhões de pessoas padecerem", alerta.

De acordo com Madson, Dourados, por meio da Sanesul, está pouco a pouco universalizando o acesso ao esgoto e de forma eficiente melhorando o sistema de distribuição de água.

"Todavia devemos ter consciência que as ações deverão ser amplas com todos os organismos ambientais e universidades envolvidas em um projeto macro, que garanta a sustentabilidade, principalmente das nossas bacias hidrográficas, buscando alternativas, inclusive, de compensação econômica para promover esta necessária preservação de nossos mananciais", conclui.

O projeto é financiado por este organismo e vem obtendo sucesso em várias cidades brasileiras / Foto: Thiago Morais