Em agenda na Embaixada do Haiti, Sergio Nogueira pede regularização dos haitianos que residem em Dourados
Sergio Nogueira entrega ofício ao adjunto da Embaixada, Mário Chouloute
Foto: Assessoria
17/09/2021 12:46

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) esteve em Brasília-DF, nesta semana, para uma agenda na Embaixada da República do Haiti. Atendendo um ofício encaminhado pela Associação Cultural e Esportiva dos Haitianos de Dourados, o parlamentar solicitou apoio humanitário para poder resolver problemas da comunidade no município.

Em 2014 os haitianos começaram a chegar em Dourados por um acordo feito entre o Brasil e o Haiti, após o terremoto, ocorrido em janeiro de 2010, que matou mais de 300 mil pessoas no país. “O Haiti é a primeira república negra independente lutando pela liberdade. Os haitianos estão espalhados na maioria dos estados brasileiros, concentrando a sua maior parte em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em nosso município são mais de 600 residindo legalmente e 80% já conseguiram emprego formal”, mencionou Sergio Nogueira.

O parlamentar foi recebido pelo adjunto da Embaixada, Mário Chouloute, já que nesta semana, a embaixadora do Haiti no Brasil está em São Paulo com uma comissão fazendo atendimentos aos haitianos. “A conversa foi muito produtiva. O embaixador adjunto garantiu que envidarão todos os esforços junto com a embaixadora para uma visita oficial em MS e inserir no cronograma das visitas desta comissão. “A Embaixada tem viagens marcadas para SC e RS, aguardamos para que o nosso Estado seja incluído no roteiro desta Comissão de apoio aos imigrantes haitianos”, finalizou Sergio Nogueira.


 

Texto/Fonte: Assessoria