Em agenda com Geraldo e Délia, Alan Guedes diz que só união efetiva de esforços e despolitização das ações garantirá sucesso nas medidas de contenção
O secretário anunciou R$ 6 milhões de recursos para o combate à pandemia em Dourados
Alan Guedes com secretário Geraldo Resende e prefeita Délia Razuk durante reunião na manhã desta quarta, na Prefeitura
Foto: A. Frota
27/05/2020 15:45

Na manhã desta quarta-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Guedes (Progressistas) participou de uma reunião com o secretário estadual de saúde e deputado federal licenciado, Geraldo Resende e a prefeita Délia Razuk (PTB), na qual foi anunciado o valor R$ 6 milhões de recursos para o combate à pandemia da Covid-19 em Dourados. O auxílio do governo estadual servirá para mitigar os efeitos da pandemia no município e contribuir com o trabalho da saúde no enfrentamento ao coronavírus.

Durante a reunião, Geraldo Resende também anunciou a entrega de 10.000 máscaras para a aldeia indígena hoje à tarde, em parceria com a iniciativa privada. “O Mato Grosso do Sul apresenta o menor índice de disseminação do Brasil. Estamos trabalhando para a eficácia das ações no combate à pandemia em nossas cidades”, afirmou o secretário estadual de saúde.

Alan Guedes reforçou o esforço coletivo no enfrentamento à pandemia. “A Câmara continuará a postos para seguir apoiando as ações do município e do estado, pois os vereadores estão muito próximos a população e por isso são porta-vozes imediatos. Esses recursos do governo do estado ao município para combate à pandemia serão muito importantes, considerando também o aumento dos casos no perímetro urbano e na reserva indígena”, destacou. O presidente da Câmara fez, mais uma vez, um apelo para que toda a preocupação e esforço no momento sejam direcionados para as ações relacionadas ao combate aos efeitos do coronavírus. “Nossos olhares e esforços estão concentrados para as ações de combate à Covid-19’, reiterou.

A prefeita Délia Razuk destacou o apoio financeiro do estado e cumprimentou os esforços dos membros do Comitê de Gerenciamento da Crise. Mencionou também que a Câmara tem sido importante parceira institucional na efetivação de medidas de mitigação na cidade.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal, nesta quarta, Dourados confirmou 197 casos de coronavírus, desses, 37 estão recuperados e 141 são monitorados em isolamento domiciliar. Com o crescimento dos casos no município, nesta manhã já foi instalada a primeira barreira sanitária, na Avenida Presidente Vargas, saída para Itaporã. A medida de enfrentamento a pandemia da Covid-19 visa orientar e verificar se as pessoas que entram na cidade sentido Maracaju/Itaporã estão com algum sintoma da doença. A administração municipal já anunciou que irá instalar em outras saídas.

“Infelizmente Dourados aparece pelo terceiro dia consecutivo com o maior número de confirmações de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Contudo, acredito que temos feito um trabalho incansável na luta para que esse vírus não se alastre mais. À exemplo, o Poder Legislativo encaminhou ao Executivo o Projeto de Lei Complementar nº 017/2020, que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção por toda a população durante circulação nas ruas do município e áreas de acesso público como uma medida de conscientização e de caráter pedagógico, embora contenha dispositivos de multa, que serão regulamentados pelo Poder Executivo”, finalizou Alan Guedes.