Elias Ishy solicita criação de “Comitê de Combate a Dengue” em Dourados
03/10/2019 11:54

03/10/2019 11h52 - Por: Asssessoria

Boletim epidemiológico do Estado mostra a cidade com quase três mil casos confirmados de dengue

O vereador Elias Ishy (PT) indicou à prefeitura de Dourados, logo a secretaria de saúde, a criação do Comitê Municipal de Combate a Dengue. O vereador tem acompanhado as reuniões do Conselho e entendeu a necessidade desse órgão, ainda mais por ser requisito a aprovação do Plano para o controle da doença. A solicitação foi realizada na sessão do dia 16 de setembro.

O parlamentar lembrou-se da importância da ação, principalmente após a divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, onde mostra a cidade com quase três mil casos confirmados de dengue. No relatório apresentado durante a reunião do conselho, ainda foi informado que 1685 exames estavam pendentes no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) devido à falta de kits do Ministério da Saúde. Exames de urgência estariam sendo realizados na Fumpema até então.

"Para contribuir com a diminuição desses casos que afetam diretamente a saúde da população se faz importante à criação de um Comitê, onde seja um espaço que conte com a participação do poder público, profissionais da saúde, entidades e população de modo geral para atuarem coletivamente contribuindo com a diminuição de casos da doença", explica o vereador.

Para Ishy, o colegiado deve ter caráter consultivo e deliberativo. Entre outros objetivos, auxiliará a Secretaria Municipal de Saúde na definição de políticas públicas de combate e controle dos vetores transmissores da doença. Para tanto, terá a missão de acompanhar os planos, os projetos e os programas voltados à prevenção, tratamento e de recuperação da saúde da população nesse sentido.

"Há alguns anos o Comitê de Combate a Dengue esteve em funcionamento no município, e agora com os números crescentes de casos de dengue faz-se necessário sua reativação. Neste sentido, no intuito de garantir melhores condições aos douradenses, solicitamos atenção especial a este pedido e que o mesmo possa ser atendido o mais breve possível", finalizou o parlamentar.

Elias Ishy quer a criação de Comitê de Combate a Dengue (Foto: Thiago Morais)