Elias Ishy questiona Procon sobre defesa do consumidor na pandemia
- O vereador fala sobre a fiscalização, principalmente, em farmácias e supermercados -
Elias Ishy quer saber também se o órgão tem feito campanhas de orientação à população
Foto: Assessoria
16/06/2021 11:38

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou, na segunda-feira (14), em sessão realizada pela Câmara de Dourados, um requerimento à prefeitura solicitando informações referentes às ações de fiscalização no comércio douradense. O documento foi endereçado ao prefeito, Alan Guedes, com cópia à secretaria de Governo e ao Procon -  órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor.

O parlamentar questiona quais as ações que o Procon tem realizado referente à fiscalização em farmácias e supermercados que, possivelmente, praticam preços abusivos durante a pandemia. Na parte educativa, ele quer saber se o órgão tem feito campanhas de orientação à população.

Sobre o aumento de preço registrado em itens da cesta básica, Ishy pergunta se está havendo abusividade por parte do comércio local. De acordo com o Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - os produtos que compõem são 13: carne, farinha de trigo, feijão, leite, margarina, óleo de soja, pão francês, tomate, açúcar, arroz, banana, batata e café, mas no município 12 apresentaram aumento (2,91%), atingindo R$ 559,02, o que equivale a 50,82% do salário mínimo.

Além dos produtos, o vereador busca dados sobre os setores que sofreram mais altas no último ano, de março de 2020 a março de 2021, e quais mais causam problemas aos consumidores, os chamados setores mais reclamados. Por fim, ele cobra o valor atual do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Ishy tem solicitado várias informações e realizado indicações a gestão referentes às ações de enfrentamento e combate ao Covid-19 no município. Na mesma sessão, ele questionou sobre as UTI’s, os recursos recebidos em 2021, entre outros assuntos. Tudo pode ser conferido no site da Câmara ou no endereço: www.eliasishy.com.br.