Elias Ishy questiona prefeito quanto ao Hospital da Vida e a UPA
Sem sucesso desde a gestão anterior, Ishy defende a transparência na gestão pública e o diálogo permanente com a categoria
Em março de 2021, o município de Dourados assumiu o compromisso de responder a todas as reivindicações com relação a Funsaud
18/03/2022 11:27

Há um ano, em março de 2021, o município de Dourados assumiu o compromisso de responder a todas as reivindicações com relação a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) durante uma reunião realizada na prefeitura com os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da área e o secretário de governo, Henrique Sartori. Em divulgação oficial, ele explicou que todas as decisões tomadas passam pelo crivo do prefeito, Alan Guedes, e que ele é “sensível às demandas apresentadas, por isso, deveriam traçar um plano de resolução”.

Sem sucesso desde a gestão anterior, Ishy defende o diálogo permanente com a categoria e a transparência na gestão pública para enfrentar todas as situações, que passam pela infraestrutura, isolamento adequado de pacientes, higienização, segurança, fora questões salariais, entre outras. Ishy, historicamente, fez a defesa da saúde e realizou um extenso debate passando por prestações de contas sobre a situação da instituição, que gerencia o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Em um requerimento enviado no dia 14 de março deste ano, o vereador lembra que em ata do dia 19 de janeiro de 2021, o Conselho Curador da Funsaud apontou a “contratação de empresa de auditoria independente para a realização de auditoria financeira nas contas da Fundação”. Ishy, então, questiona se há estudos e previsões para esse trabalho e pede o cronograma.  Em caso de negativa, ele solicita que seja informado os motivos.

Ainda em resposta ao Requerimento Nº 192 (1391/2021), a prefeitura informou a criação de um Grupo de Trabalho Técnico com a finalidade de promover o estudo e a reorganização do organograma, das funções, das competências e das estruturas da entidade. O vereador quer saber, então, quais os estudos e direcionamentos apontados pelo Grupo, além das providências tomadas pela gestão, juntamente com o relatório final apresentado.

“Quando foi o último aumento que a categoria recebeu? Qual a previsão para a melhoria dos salários desses servidores?”, indaga quanto a valorização dos profissionais. Mesmo aprovado em ata, o parlamentar pergunta ainda quais os motivos da não assinatura de novo contrato de gestão com a Fundação e a previsão para a efetivação desse novo vínculo. Ishy pede conhecimento do  relatório de pagamentos ao Previd - previdência - em 2021 até a data atual, informando a dívida com o instituto, bem como o devido também a pessoas jurídicas, prestadoras de serviços.

“A melhoria do serviço público reflete diretamente no atendimento às pessoas e passamos por um momento pandêmico que exigiu muita força a todos que atuaram na linha de frente, entendo, portanto, que as categorias igualmente necessitam de valorização”, finaliza.