Elias Ishy questiona informações sobre postos de saúde de Dourados
18/10/2019 10:29

18/10/2019 10h26 - Por: Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) solicitou informações à prefeitura de Dourados, por meio da secretaria de Saúde, referentes à Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. De acordo com divulgação da prefeitura, a mudança dos postos, como nas vilas Índio, Matos, Caiuás e Piratininga, têm como objetivo adequar-se ao programa "Saúde na Hora".

O parlamentar já havia se pronunciado anteriormente, que juntar as unidades precariza o atendimento básico. Para o vereador, inserir os postos onde já possuem sede construída sem reformar, ampliar ou estruturar esses locais para receber mais profissionais, é tirar minimamente as condições de trabalho. Além disso, segundo ele, a falta de diálogo e transparência nas ações acaba prejudicando não só o trabalhador como o usuário.

Em relação à proposta do "Saúde na Hora", Ishy questiona quais os estudos foram realizados para avaliar a importância da adesão, a definição das áreas a serem atendidas, se a infraestrutura é adequada e quais os impactos positivos esperados para o município. O vereador também pede que seja enviado o planejamento da implementação, destacando quais UBS seriam contempladas e quais seriam realmente desativadas.

O parlamentar solicita ainda o envio do relatório dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde, quais estão em funcionamento, às composições dos mesmos e em relação as que estão com o Conselho desativado, se existe previsão para a ativação. Bem como encaminhar a relação dos servidores de cada unidade de saúde, identificando o responsável, equipe - médicos/as, dentistas e enfermeiros/as e servidores administrativos.

Ishy lembrou ainda que recebe reclamações diárias por falta de médicos. Para ele, é importante que a prefeitura liste as UBS que estão passando por essa situação, quais medidas estão sendo realizadas para sanar esse problema e qual prazo para a resolução. Ele é presidente da Comissão de Saúde da Câmara e acredita que essas informações podem colaborar com os atos legislativos.

Elias se pronunciou sobre a mudança dos postos (Foto: Assessoria)