Elias Ishy quer informações sobre parque abandonado no Novo Horizonte
Vereador visitou o local junto com membros do Fórum Áreas Verdes e Qualidade de Vida
Elias Ishy foi até o Parque Ambiental Vitélio Pelegrini para ver a situação
Foto: Assessoria
04/03/2020 08:15

O vereador Elias Ishy (PT) solicitou informações referentes ao Parque Ambiental Vitélio Pelegrini, localizado na Rua Eurides de Mattos Pedroso, no Jardim Novo Horizonte. Ele visitou o local junto com membros do Fórum Áreas Verdes e Qualidade de Vida, que está realizando um trabalho de promoção de políticas públicas que viabilizem a revitalização e preservação, sensibilizando a sociedade sobre a importância e defesa desses espaços.

O parlamentar identificou algumas precariedades na conservação do parque, não somente no que se refere às edificações existentes.  Para fiscalizar a situação, Ishy encaminhou um requerimento à prefeitura de Dourados questionando qual é a secretaria responsável pela administração e manutenção, se existe algum projeto de recuperação do lugar.

No documento, ele relata que o local está abandonado, com mato alto, sem estrutura para uso, tanto da pista de caminhada, parquinho infantil, quadras de areia e campo de futebol.  “Se existe algum projeto, estou solicitando a cópia com prazos e valores para tal recuperação, além da justificativa para a não revitalização do parque”, afirma. De acordo com o vereador, foi constatado ainda que partes da cerca estão danificadas. Quanto a isso, ele questiona quais as medidas que a administração está tomando para que seja feito o reparo e a retirada dos lixos.

Sobre a iluminação e a edificação existente na entrada, ele indaga se falta algo para acabar a obra e qual a previsão para a conclusão, além de querer saber se está sendo usada pela gestão municipal ou cedida para alguma entidade - se estiver, qual seria e a finalidade do uso. Além disso, se existe alguma ação prevista para melhorar e ampliar a iluminação pública do parque.

Ishy aproveitou e também já realizou uma indicação a prefeitura pedindo o reparo do alambrado, retirada de lixo e entulhos localizados no interior do parque e roçada do passeio público que o contorna.  “Essa situação expõem os moradores a todo tipo de insegurança e até mesmo a doença, como a proliferação de mosquitos da dengue. Por isso pedimos medidas urgentes”, finaliza.

O Fórum surgiu no ano passado após uma provocação de um grupo de professores, que realizam trabalho de educação ambiental no Antenor Martins, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Dourados, da qual Ishy é presidente. O grupo ressalta nos relatos a importância da mobilização popular para cobrar da administração municipal uma saída, principalmente diante do descaso e dos conflitos pela expansão urbana.  Para mais detalhes, no facebook ou instagram como @areasverdes.dourados.