Elias Ishy propõe Audiência Pública sobre arborização urbana de Dourados
31/08/2017 07:56

31/08/2017 07h54 - Por: Assessoria

Uma Audiência Pública para discutir sobre o tema da arborização urbana de Dourados foi proposta pelo vereador Elias Ishy (PT). O ato será realizado no dia 21 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal. "Queremos saber como está o Plano de Arborização do município, pois este é o instrumento de planejamento que aponta as diretrizes necessárias para orientar a política de plantio, preservação, manejo e expansão", afirmou.

O vereador acredita que é preciso apontar propostas e rumos para a efetivação desta política de arborização. "Esse tema ultrapassa o papel estético, pois as árvores não são apenas uma sombra em nossas ruas e calçadas. As árvores são plurais em suas funções urbanas. Destaco, entre esses papéis, a redução da poluição do ar, interceptação da água de chuva, estabilização da temperatura, redução do ruído e promoção de melhorias no bem-estar físico e psicológico", diz.

Para Ishy, há uma necessidade de ampliar o debate em torno do assunto. Recentemente, um grupo de pesquisadores e estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) também procurou o vereador para levar informações no sentido de aprofundar o conhecimento e contribuir para a construção da Audiência. Segundo ele, a universidade tem sido uma grande parceira do mandato.

Ishy também esteve no Imam (Instituto de Meio Ambiente) dialogando com o diretor-presidente, Fábio Luis. O parlamentar lembrou que não havia até então, realmente, uma política para o meio ambiente. "Há uma urgência na discussão sobre o Plano de Arborização da nossa cidade, pensar no viveiro, no inventário arbóreo, entre outros assuntos", disse o parlamentar.

Ele lembra que Dourados sempre foi reconhecida como a cidade mais arborizada do Mato Grosso do Sul, mas há uma mudança neste cenário, principalmente após a última gestão, com cortes indiscriminados de árvores por vezes sem reposição. Há ainda uma preocupação do vereador quanto os parques, áreas verdes e fundos de vale. "Precisamos garantir esses espaços e pensar na saúde da nossa população", diz Ishy.

Membro da Comissão de Meio Ambiente, o setor sempre foi prioridade no trabalho do vereador, principalmente na fiscalização da gestão e a defesa dos interesses públicos. Ishy, para tanto, considera fundamental a participação popular e convida a todos para o debate. "Continuamos lutando pela construção de políticas afirmativas com a participação social", finaliza.

Audiência Pública sobre a arborização urbana de Dourados será realizado no dia 21 de setembro / Foto: Assessoria