Elias Ishy participa de ato em defesa do transporte público
19/03/2015 08:25

Vereador considera importante a mobilização como meio de a população apontar os problemas

O vereador Elias Ishy (PT), membro do Conselho Municipal de Transporte Público, participou da mobilização realizada por estudantes da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Terminal de Transbordo, no dia 12, reivindicando melhores condições no transporte coletivo. Também esteve na reunião dos estudantes com o superintendente da Medianeira Dourados, Marcelo Saccol, e um representante da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Os universitários apresentaram as dificuldades enfrentadas por centenas de estudantes e trabalhadores que utilizam o transporte coletivo para se deslocar até a Cidade Universitária, como a falta de segurança devido às más condições da frota; número insuficiente de veículos para atender à demanda; superlotação; acessibilidade; horários; limpeza e atendimento.

Além de todas essas demandas, o acidente ocorrido num dos ônibus no início do mês e que deixou uma estudante ferida motivou a mobilização organizada pelos Diretórios Centrais de Estudantes das duas universidades, pelo Movimento pelo Passe Livre (MPL) e acompanhada pela Comissão Pró-Duplicação da Guaicurus.

O superintendente da Medianeira se prontificou a atender a maioria das reivindicações, como disponibilizar mais veículos em horários estipulados pelos alunos, e realizar esforços conjuntos com a prefeitura para viabilizar outras demandas, muitas a serem implementadas com o novo sistema de transporte coletivo.

Ishy considera importante a mobilização como meio de a população apontar os problemas e é a favor do diálogo em busca de melhorias.

Na sessão de segunda-feira, o parlamentar questionou a Prefeitura sobre o andamento da implantação do Projeto Operacional de Reestruturação do Sistema de Transporte coletivo de Dourados, qual o orçamento previsto para o referido projeto, dentre outras informações. "As reivindicações dos estudantes apontam problemas que se acumulam, se agravam dia a dia e também afetam todas as linhas de ônibus do município. É necessário investimento para que seja proporcionada qualidade no transporte coletivo, que é a solução para melhorar a mobilidade urbana. Está na hora dos projetos saírem do papel e serem executados", afirmou Ishy.

Elias Ishy afirma que está na hora dos projetos para o sistema de transporte coletivo saírem do papel (Foto: Thiago Morais)