Elias Ishy homenageia “mulheres na luta pela vida” em Dourados
Professora Elizangela diz que não resistiu sozinha, contou sempre com o apoio de outras mulheres, as quais compartilha sua trajetória
08/03/2021 08:02

Em uma série especial, o vereador Elias Ishy (PT) faz diversas homenagens no mês de março baseado no manifesto nacional das “Mulheres na luta pela vida”, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres (8M).  Em meio às crises vivenciadas no país, aprofundadas pela pandemia do Coronavírus, o parlamentar busca dar visibilidade às trabalhadoras que, historicamente, têm sido grandes promotoras da resistência, da luta por direitos e em defesa da vida.

Em um momento de luta pela autonomia e democracia universitária, dos impactos dos projetos de governos neoliberais, conhecer os feitos e contribuições de mulheres como na área da educação e da pesquisa, são fontes de inspiração e esperança, segundo ele. Na sessão de oito de março, ao encontro dessa manifestação, ele apresenta duas Moções de Congratulações na área da educação - básica e superior.

A professora da Rede Municipal de Ensino, Elizangela Tiago da Maia, que é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e presidenta do Conselho do Fundeb (COMACS). Ela é filha de uma professora aposentada, mãe da Sofia, do João Pedro e sabe bem o que é ser mulher nesse país, principalmente quando ocupa cargos de liderança, enfrentando diariamente o machismo e as mais diversas violências. “Sempre foi uma mulher exigente e lutou bravamente pela transparência com os recursos destinados à educação básica no município”, enfatiza.

Quem também recebe a homenagem é a professora doutora, Cláudia Marques Roma, que, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mulher trabalhadora, mãe da Sara e de Olívia, fez parte da diretoria do Sindicato dos Professores da UFGD (Adufdourados) de 2017 a 2020, sendo a primeira presidenta eleita da história. “Ela está presente na organização de lutas contra as reformas, a favor da democracia, da liberdade, das mulheres e por uma educação classista”, ressalta no documento.

“Parabenizo as professoras pela luta e contribuição ao município, fortalecendo a educação, o fomento à ciência e a pesquisa douradense”, finaliza o vereador.