Elias Ishy faz balanço do mandato e renova compromisso com o povo para 2020
Ele destacou o fato de ter presidido as comissões de saúde, educação e meio ambiente
Elias Ishy fez balanço de seu mandato
07/01/2020 07:08

O vereador Elias Ishy (PT) realizou um balanço do seu mandato em 2019, destacando o fato de ter presidido as comissões de Saúde, Educação e Meio Ambiente, além da especial de acompanhamento do saneamento básico. Nessa função, o parlamentar realizou oito audiências públicas e um seminário, além de diversas reuniões para mediar situações entre a população e o Poder Executivo. “Em 2020 continuo na luta com o povo”, afirma.

Foram realizados debates sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde coletiva, “Direitos LGBT+”, implementação da Libras na educação, problemas relacionados à saúde pública (Funsaud: avanços ou retrocessos), direitos e deveres de agentes comunitários de saúde e de endemias, Reforma da Previdência, capoeira como inclusão social, “Novo Fundeb” (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), além da apresentação  do Plano de Arborização, reuniões sobre a feira-livre, para o não fechamento de salas de aulas e da Escola Nelson de Araújo.

Na agenda do meio ambiente, Ishy afirma que identificou um avanço no processo de saneamento que trata da renovação da concessão de serviços em Dourados fruto de debates na Câmara, apesar das críticas ao processo. Ele destacou a emenda aprovada que prevê que os imóveis ocupados pelo município atendidos pela contratada (Sanesul) terão desconto de 50% nas faturas, a luta que previa depositar pelo menos R$ 2 por ligação real de água existente na conta do Fundo Municipal, que neste novo documento aponta para a importância de R$ 4,00, depositado todo dia 20 de cada mês, com reajuste conforme cláusula contratual, além da redução da tarifa de esgoto em pelo menos 10%, dos atuais 60% para 50%.

No ano passado ainda, o vereador apresentou um Projeto de Lei (PL) que estabelecia a obrigatoriedade de consulta pública para a autorização de concessão, que foi aprovado pela Câmara, mas vetado pelo Executivo. Foi sancionado o PL nº 062/2019 sobre a padronização de uniformes e kits escolares da Rede Municipal de Ensino, para coibir as constantes mudanças, garantir a possibilidade de reaproveitamento e a natural redução de custos para a cidade.

O parlamentar se destacou na luta pela saúde pública. Ishy participou de uma Conferência em Brasília e falou sobre os desafios e as tarefas de gerenciar um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o SUS, que atende mais de 200 milhões de brasileiros, 80% dependentes exclusivamente para qualquer atendimento médico. Para superar os problemas, segundo ele, é necessário ampliar os investimentos e melhorar a administração dos recursos. Ishy lembra que os municípios já têm dificuldades com subfinanciamentos, com repasses desatualizados, como os feitos por pessoa (per capta) e as demandas são cada vez maiores com a mudança no perfil socioeconômico e epidemiológico da população.

De acordo com ele, algumas situações precarizam ainda mais o atendimento a população e a falta de diálogo dos gestores continua prejudicando o município Dourados, que enfrenta uma de suas maiores crises, com problemas no Hospital da Vida, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), intervenções judiciais e um déficit mensal da Funsaud. Ele diz ser totalmente contra as mudanças “a toque de caixa”, como quanto aos Postos de Saúde. Ishy faz parte ainda de uma força tarefa de iniciativa do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Comissão de Saúde da OAB e com apoio da Comissão de Saúde e da Mesa Diretora da Câmara, buscando um "diagnóstico" e alternativas para a melhora do setor. Sem avanço nas prestações de contas, ele pediu um relatório para que pudesse analisar politicamente as ações.

Como vice-presidente da Comissão Indígena e Afrodescendente, o vereador finalizou o ano com a entrega do prêmio Zumbi dos Palmares, concedido por meio do Decreto Legislativo nº 071, de sua autoria, que tem como finalidade destacar e homenagear personalidades e/ou entidades com atuação em prol da comunidade afro. O parlamentar também teve a aprovação do projeto que institui a Semana da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Calendário Oficial de Eventos do município.

Ishy é ainda vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara e destacou um avanço na Casa de Leis quanto à ampliação do diálogo com a sociedade, cumprindo ainda mais o papel de ouvir os mais diversos seguimentos e categorias, aumentando a gestão participativa para além do seu mandato. “O povo precisa participar das decisões públicas, fiscalizar, monitorar e controlar as ações da administração. Aqui buscamos essa integração e queremos continuar, para contribuir de forma produtiva para o bem-estar e desenvolvimento social”, finaliza.