Elias Ishy diz que PEC 55 aprofundará desigualdades sociais em Dourados
25/11/2016 07:26

O vereador Elias Ishy (PT) afirma que, caso aprovada, a PEC 55, que congela as despesas do Governo Federal com saúde, educação e assistência social pelos próximos 20 anos, aprofundará ainda mais as desigualdades sociais em todo o país e Dourados será particularmente afetada. "Essas medidas ferem os direitos sociais previstos na Constituição de 1988 e penalizarão de forma desumana a classe trabalhadora e as populações mais vulneráveis, que dependem dos serviços básicos. No fundo, a PEC 55 é uma condenação aos mais pobres, pois enquanto limita os investimentos em áreas fundamentais para a população, deixa liberada parte do dinheiro para o pagamento dos juros da dívida pública, favorecendo os banqueiros, que são quem mais lucram neste país", diz Ishy. O vereador acredita que Dourados será particularmente afetada, pois a maioria dos investimentos realizados no município nos últimos 16 anos em educação, saúde e assistência social só foram possíveis por conta dos recursos federais. "Mesmo assim, Dourados permanece com grandes desafios a ser enfrentados, com um alto índice de crianças sem vagas em Ceims, e com a saúde cada vez mais precária, pois além dos repasses dos governos estadual e federal serem insuficientes para atender Dourados e outros municípios da região, sofremos ainda com uma gestão deficiente nos últimos anos", apontou. Ishy considera importantes as mobilizações contra a PEC 55 realizadas por diversos movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores e instituições como o Conselho Nacional de Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tentam reverter a sua aprovação. Em Dourados já foram realizadas passeatas e diversos seminários que buscam esclarecer a população sobre os impactos negativos dessas medidas, já aprovada pela Câmara Federa e em tramitação no Senado.

Para Elias Ishy a PEC 55 afetará principalmente a educação e a saúde pública em Dourados. (Foto: Thiago Morais/CMD).