Elias Ishy destaca importância da UFGD para o desenvolvimento regional
04/03/2015 08:20

Ishy parabenizou a comunidade acadêmica pela dedicação ao ensino e à pesquisa, e pelo Centro de Convivência

O vereador Elias Ishy (PT) participou, na sexta-feira (27), da inauguração de dois novos laboratórios da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O Núcleo de Estudos Estratégicos – Fronteiras servirá de apoio a pesquisas para os programas de pós-graduação em História, Geografia, Letras, Educação e Sociologia, com investimento de R$ 939.152,57 em 954,39 m² de área construída. O Laboratório de Pesquisas em Agroenergia e Conservação Ambiental possui 1.780,65 m² de área e foi finalizado por R$ 1.731.141,39.

O evento contou com uma palestra de André Cabral de Souza, superintende da Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), órgão que já investiu cerca de R$ 9 milhões em diversas obras da UFGD. Cabral apresentou um balanço dos investimentos em ciência, inovação, infraestrutura e tecnologia realizados nos últimos dez anos e reconheceu como exemplar a gestão da atual reitoria da UFGD, que tem construído edifícios com o custo de R$ 1,8 mil por metro quadrado, enquanto em todo o Brasil gasta-se entre R$ 2,6 e 3,6 mil a mesma metragem.

Após a palestra, a mesa foi composta pelo reitor Damião Duque de Farias; a vice-reitora Marlene Estevão Marchetti; o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, Claudio Alves de Vasconcelos; o professor da UEMS José Roberto Lunas, representando o governador Reinaldo Azambuja, e o vereador Elias Ishy, representando a Câmara de Dourados.

Ishy parabenizou a comunidade acadêmica pela construção desses espaços dedicados ao ensino e à pesquisa, bem como o Centro de Convivência. Ele também enalteceu a eficiência e a seriedade das equipes orientadas pela atual reitoria, que em dez anos de trabalho não mediu esforços para transformar a UFGD numa das universidades mais respeitadas no Centro-Oeste.

“A UFGD tem hoje um orçamento maior que o da maioria das cidades do nosso Estado e é louvável a seriedade da atual reitoria na condução dessa instituição, que tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento de diversos setores do município de Dourados, da nossa região, do Estado e do país, com ações voltadas ao desenvolvimento científico, econômico, social e à produção cultural. Toda a sociedade tem muito a comemorar nesses dez anos de UFGD”, afirmou Ishy, membro da Comissão de Educação da Câmara.

Elias Ishy aponta que ações da UFGD em pesquisa e educação contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural da nossa região (Divulgação UFGD)