Elias Ishy destaca evento da agricultura familiar em Dourados
17/04/2018 07:35

17/04/2018 07h33 - Por: Assessoria

Considerado o maior evento voltado para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, a Tecnofam 2018 está em sua 3ª edição e será realizada de 17 a 19 de abril na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. O vereador Elias Ishy (PT) destaca a importância das atividades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para o conhecimento, bem como a adoção de novas tecnologias que possam fazer diferença na vida dos pequenos agricultores.

A agricultura familiar é caracterizada quando a propriedade é compartilhada pela família e é a principal fonte geradora de renda, além da relação com a terra, por ser seu local de trabalho e moradia, segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Ela é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica nacional, respondendo por sete a cada 10 postos de trabalhos.

No Estado, são mais de 70 mil famílias. De acordo com o último Censo Agropecuário, os principais alimentos produzidos são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%). "É uma oportunidade também dos técnicos, acadêmicos e professores de conhecerem tecnologias específicas para a área agrícola voltada para sustentabilidade e ao cooperativismo", afirma Ishy.

O vereador destaca ainda a importância das parcerias, como da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e apoio da Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul). Ele lembrou a garantia da obrigatoriedade da compra de alimentos direta dos agricultores, contribuindo para o desenvolvimento local e a produção saudável, pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Desde a implementação da Lei, o mandato do vereador tem realizado o esforço para que a legislação seja cumprida.

Ishy notou ainda que neste semestre serão realizadas duas Audiências Públicas relacionadas também à agricultura: a dos impactos dos agrotóxicos e os problemas para a saúde pública, bem como da (in) segurança alimentar e nutricional que debaterá o plano municipal. "Além de participar de eventos como a Tecnofam, precisamos ocupar os espaços públicos e fomentar o debate", finaliza.

Elias Ishy destaca importância da Tecnofam para agricultura familiar / Foto: Divulgação