Elias Ishy defende participação popular nas políticas públicas de Saúde
08/05/2015 09:10

Para o vereador, Conferência é o espaço propício para se debater os problemas, apontar soluções e estabelecer metas e estratégias para o setor

Durante a abertura da VII Conferência Municipal de Saúde, na manhã de quinta-feira (07), na Câmara, o vereador Elias Ishy (PT) defendeu uma maior participação popular no sentido de cobrar das autoridades a efetivação das políticas públicas de Saúde.

“Um dos desafios é a proposta de aumentar para 10% do PIB os investimentos federais em Saúde Pública, que há anos está parada no Congresso Nacional. Temos de cobras dos nossos deputados e senadores que isso seja posto em discussão e votado. O Governo Estadual foi eleito com ampla votação em Dourados prometendo mais atenção à Saúde em nosso município, que atende outras 30 cidades da região. Até agora, o que fez foi cancelar as obras do Hospital Regional e diminuir o repasse mensal de um milhão e meio para setecentos mil reais. Temos de cobrar dos nossos deputados estaduais que questionem essa postura do Governo Estadual, assim como temos feito aqui na Câmara”, afirmou Ishy.

O parlamentar destacou que a Conferência é o espaço propício para se debater os problemas, apontar soluções, estabelecer metas e estratégias para garantir avanços na qualidade dos serviços de Saúde. Ishy também ressaltou o papel do Conselho Municipal de Saúde, apontando a importância da participação na formulação das políticas de Saúde e na fiscalização de sua execução.

PROGRAMAÇÃO

Além de palestras sobre os eixos temáticos, hoje e amanhã, a VII Conferência Municipal de Saúde terá além da plenária final, a eleição dos Delegados e Delegadas para a Conferência Estadual de Saúde (que acontecerá entre 16 de julho e 30 de setembro de 2015 e a Conferência Nacional (entre 23 a 26 de novembro).

Vereador destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde na formulação das políticas de Saúde e na fiscalização (Foto: Assessoria)