Elias Ishy cobra informações sobre reformas de Unidades de Saúde
Vereador quer saber se existem projetos em andamento ou com recursos garantidos para reforma e ampliação das unidades
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
16/08/2021 10:01

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou requerimento à Prefeitura de Dourados solicitando informações referentes ao funcionamento e gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde e também sobre as ações da ESF (Estratégia Saúde da Família). O documento foi protocolado na 26ª Sessão Ordinária.   

O parlamentar solicitou à administração municipal a lista de unidades, com indicações de quem é o gestor responsável e também o telefone de contato. Além disso, pediu detalhes das equipes de ESFs com as suas respectivas composições e áreas de atuação. Para o vereador, é importante que o trabalho nas unidades, que são porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde), seja de conhecimento público. 

Pensando na participação e no controle social, Ishy quer saber se as UBS estão com seus Conselhos Gestores ativos. Caso não estejam, o objetivo é questionar a administração sobre qual seria a previsão para ativação. 

O vereador quer informações também sobre a existência de projetos em andamento ou que já tenham recursos garantidos para reforma e ampliação dessas unidades, além de detalhes sobre qual local foi contemplado, quando as obras começariam a ser executadas e quais seriam os valores destinados.

Em abril, o vereador já havia realizado uma indicação solicitando a recomposição técnica e reposição de medicamentos nas unidades.

Outras ações

O vereador solicitou também que o Executivo realizasse uma operação tapa-buracos, além de limpeza e roçada na Via Parque, em toda sua extensão. 

Ishy recebeu diversas reclamações de moradores quanto ao péssimo estado de conservação da malha asfáltica, além do matagal e também da sujeira que se forma com frequência ao entorno da via.
 

Texto/Fonte: Assessoria