Elias Ishy cobra Governo do Estado por tratamento desigual aos municípios
07/07/2017 07:23

07/07/2017 07h21 - Por:Assessoria

Dourados, como outros municípios, necessita de apoio financeiro do Governo do Mato Grosso do Sul com urgência para a realização dos serviços de tapa-buraco. Campo Grande, no início do ano, o governador liberou convênio de R$ 50 milhões para ajudar a capital. Na "Cidade Morena", do total, R$ 20 milhões serão para reparos no asfalto, enquanto o restante será para reformar vias.

Neste mês de aniversário de Maracaju, a cidade recebeu R$ 30 milhões em investimentos do Governo. Só para serviços de recapeamento, Reinaldo Azambuja autorizou a licitação para recuperar diversas ruas do local, totalizando cerca de R$ 3,7 milhões a serem investidos. "Se fosse para comparar, sendo Dourados com uma população cinco vezes maior, deveria também receber, no mínimo, R$ 18 milhões", diz Ishy.

O governo estadual "acenou" para Dourados uma ajuda de apenas R$ 5 milhões, sendo um valor desproporcional segundo Ishy. "A verdade é que neste primeiro semestre de 2017, nossa cidade não recebeu nenhum centavo para melhorar as ruas. Tudo que tem sido feito é com recursos próprios, por isso quero fazer um apelo ao Reinaldo para que se apresse", enfatizou o parlamentar.

De acordo com o vereador, os recursos financeiros devolvidos aos municípios pelo governo do Estado deveriam seguir critérios objetivos de distribuição, considerando o número de habitantes de cada cidade. "Na hora de arrecadar o IPVA da frota municipal, por exemplo, a metade vai para o cofre estadual, mas na hora de devolver o os benefícios para o município à situação é diferente, pois fica a critério exclusivo da vontade do ‘govenador de plantão’. Isso tem que mudar", revela.

Desde o início do ano, o parlamentar vem cobrando a postura da administração pública estadual. Na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores, Ishy fez um pedido aos políticos do Estado e lembra, neste final de semestre, que a situação continua igual. Para ele, no final, quem sofre é o povo. Ele lembra obras como da Escola no bairro Dioclécio Artuzi, do Hospital de Cirurgias Eletivas, que ainda não estão em funcionamento, além ainda da entrega da "inacabada Guaicurus".

Ishy enviou, inclusive, um requerimento ao Governo de MS questionado sobre a divulgação na imprensa local referente a um investimento de R$ 67,7 milhões no município. Ele questionou quais são as obras contempladas com o referido recurso, quais as que estão em andamento e quais foram concluídas. O vereador também indagou sobre a informação de que o governo repassaria mensalmente o valor de R$ 567 mil para a prefeitura de Dourados investir na área da saúde pública

Até agora o parlamentar afirma estar sem respostas. "Estamos assistindo a um grande menosprezo em relação a Dourados. Primeiro pelos recursos irrisórios destinados ao município e segundo pela demora em liberar estes recursos, piorando ainda mais a situação local, portanto, esperamos que o governo reveja a sua postura e o tratamento adequado a nossa cidade", finaliza.

Desde o início do ano, o parlamentar vem cobrando a postura da administração pública estadual / Foto: Divulgação