Elias Ishy cobra agilidade na recuperação das ruas e estradas rurais de Dourados
16/03/2016 07:38

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou à Prefeitura de Dourados e ao Governo do Estado indicações solicitando a adoção de medidas visando à ampliação e à agilização dos serviços de recuperação das ruas e estradas rurais do município. "Dourados inteira vive hoje um estado de calamidade, devido às péssimas condições em que se encontra o asfalto nas principais ruas da maioria dos bairros e também nas estradas rurais. A situação causa inúmeros prejuízos a toda a população, pois muitas vezes inviabiliza completamente a trafegabilidade. São necessárias medidas para agilizar a recuperação de todas essas vias e investir também na melhoria da qualidade do asfalto, evitando o desperdício dos recursos públicos com asfalto de baixa qualidade que será deteriorado rapidamente", afirmou Ishy. Os problemas se agravam nos bairros não pavimentados, que acabam sendo afetados por erosões devido às enxurradas e à ausência de manutenção e cascalhamento. O vereador solicitou à Prefeitura que sejam implementadas mais frentes de trabalho para a recuperação das ruas, inclusive com turnos de trabalho nos finais de semana, para agilizar os serviços. Também é preciso viabilizar várias frentes para atacar os principais pontos críticos na zona rural e cobrar a participação do Estado. Ishy ressalta que com relação às estradas rurais, a Prefeitura não pode alegar falta de recursos, pois existem os repasses mensais do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul), imposto cobrado dos produtores rurais e destinado à recuperação das estradas. Em novembro de 2015, Ishy encaminhou ao Governo do Estado uma indicação subscrita por todos os vereadores, solicitando a recuperação da Rodovia MS 470, que liga os distritos de Cruzaltina e Macaúba. Passados quatro meses, os produtores rurais da localidade estão fazendo manifestações cobrando a efetivação dos trabalhos. Além das medidas citadas, Ishy também sugere à Prefeitura que publique regularmente o cronograma de trabalho das frentes de recuperação asfáltica e disponibilize um canal de comunicação direta para a população solicitar estes serviços, pois vários moradores reclamam que não sabem a qual departamento da Prefeitura devem recorrer.