Elias Ishy cobra a implementação de Plano Municipal de Mobilidade Urbana
10/02/2015 08:45

Vereador vita alto índice de acidentes ocorridos no trânsito de Dourados

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou uma indicação à Prefeitura de Dourados e ao diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Nelson Azambuja Almirão, solicitando a instalação de redutor de velocidade na rua Eulália Pires esquina com a rua Noca Dauzacker.

Ishy ressalta que apesar do trabalho desenvolvido pela Agetran, o alto índice de acidentes ocorridos no trânsito de Dourados demonstra que é urgente a necessidade de elaboração e implementação de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana que regulamente as calçadas do município, contemple os ciclistas, promova a acessibilidade de portadores de necessidades especiais e incentive a população a utilizar o transporte coletivo.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecida pela lei 12.587 em 2012, estipulou prazo até abril de 2015 para que cidades com mais de 20 mil habitantes elaborem seus planos.

“Com relação à rua Eulália Pires, além de instalar mais redutores de velocidade, é preciso intensificar a fiscalização, onde o trânsito de bicicletas, motos, carros e pedestres é muito intenso, pois atravessa todo o Jardim Clímax, dando acesso entre a região central e bairros populosos como o Jardim Itália, Cohab II, Cachoeirinha, BNH 4º Plano e a BR-463”, apontou Ishy.

Outra preocupação é que ao longo daquela rua e nas suas proximidades estão localizadas várias escolas, como Daniel Berg, Bernardina Corrêa de Almeida, Elza Farias, Artur Campos Mello e pelo menos dois Ceims.

A reivindicação partiu de moradores que se mobilizaram e procuraram o mandato, informando que nos horários de pico o risco de acidentes aumenta muito, pois se somam a entrada ou saída dos estudantes nos estabelecimentos escolares com o tráfego de trabalhadores.

“Até quando vamos ficar assistindo acidentes nas portas de nossas casas?”, indagou Edson Alves, morador que já presenciou dois acidentes fatais na esquina da rua Eulália Pires com a Noca Dauzacker.

Elias Ishy aponta que o alto índice de acidentes no trânsito de Dourados reforça a urgência para a elaboração e implementação de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Foto: Thiago Morais)