Elias Ishy assina pedido de CPI para investigar recursos da Covid-19
A Comissão deve apurar e investigar indícios de irregularidades na aplicação dos recursos de verbas federais recebidas em 2020
Vereador Elias Ishy assinou pedido de CPI da Covid 19
Foto: Valdenir Rodrigues
05/04/2021 10:03

O vereador Elias Ishy assinou o pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar e investigar indícios de irregularidades na aplicação dos recursos de verbas federais recebidas para enfrentamento da Covid-19 no ano de 2020.

Segundo o documento, no ano passado, foram transferidos ao município um montante de R$ 54 milhões, o que não vislumbrava a aplicação eficiente e transparente. Além disso, a CPI deve verificar as contratações realizadas no período sem licitação (inexigível ou por dispensa) e nos pagamentos, citando como exemplo a compra de cestas básicas no valor de R$ 711 mil em dezembro, sobre a publicidade institucional dos atos no valor de R$347 mil.

Ainda conforme o texto, foi dispensada a licitação para aquisição de kits de alimentos escolares, para atender famílias da REME (Rede Municipal de Ensino) e cadastradas no programa Bolsa Família, no valor de R$ 1,4 milhão. Bem como ainda contratação de serviços médicos e diversos. Assim, deveria ser feita uma completa investigação.

No ano passado, o vereador fez prestação de contas sobre as ações relacionadas a Covid. Ele solicitou à prefeitura o pagamento de adicional de insalubridade aos profissionais de saúde, pediu ainda por condições de trabalho melhores e que eles fossem representados no Comitê de Gerenciamento, como os Agentes de Saúde e de Endemias, para atuarem nas ações estratégicas.

Além disso, o vereador solicitou informações para fiscalização de recursos destinados ao Hospital da Vida e protocolou um documento para dar agilidade no prazo de sanção de Projetos de Lei pelo Executivo relacionados ao tema. Ishy também cobrou transparência nos gastos, com a implementação do Portal Transparência e efetivação do Fundo de Combate ao Coronavírus.