Elias Ishy apoia FETEMS e Simteds pelo não retorno de aulas sem vacinação
Vereador Elias Ishy (PT)
22/02/2021 21:09

O Poder Legislativo Douradense apresentou durante a sessão desta segunda-feira (22), uma Moção de Apoio aos trabalhadores em educação de Dourados que manifestam a preocupação com a volta das atividades educacionais presenciais, sem estarem efetivamente incluídos no grupo de prioridade para imunização através de vacinas contra a COVID-19. Ele endossou o pedido: “não ao retorno presencial ou híbrido sem que todos e todas estejam vacinados”. 

Em Carta Pública assinada pela FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e por 74 SIMTEDs afiliados, os profissionais relataram o risco a toda categoria, que estará na linha de frente, mesmo porque se reunirão diuturnamente com outros profissionais, além de milhares de jovens e crianças. 

A demora para a efetiva vacinação da população,de acordo com relatos, associada às precárias condições sanitárias das estruturas, a falta de equipamentos de proteção individual, bem como a ausência de formação dos(as) trabalhadores(as) em educação em alguns municípios, não só professores como zeladores, serventes, merendeiras, motoristas de transporte escolar, para a aplicação dos protocolos, torna a escola um perigoso espaço de proliferação do vírus e de suas novas variantes.

Além desse apoio a categoria, para voltarem às aulas somente com a vacinação massiva da comunidade escolar, Ishy também solicitou ao Governo do Estado que fizesse aquisição de mais vacinas e ao Governo Federal que aprovasse a aquisição emergencial, conforme a MP 1.003. 

Texto/Fonte: