Dr. Diogo sugere hospitais de campanha para atender pacientes com Covid-19 em Dourados 
Vereador Diogo Castilho sugeriu três pontos para instalação de hospital de campanha 
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
27/05/2021 08:55

Preocupado com a situação crítica da saúde de Dourados, que se agrava cada dia mais por causa da pandemia de Covid-19, o médico e vereador Dr. Diogo Castilho (DEM) sugeriu ao Poder Executivo, durante a 17ª sessão da Câmara Municipal, a abertura de hospitais de campanha para atender pacientes com a doença. 

A rede pública, composta em Dourados pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o HV (Hospital da Vida), tem realizado todos os atendimentos médicos, que vão desde consultas, passando por pacientes acidentados a sintomáticos do Novo Coronavírus. 

Outra questão enfrentada pela maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul é o fato do município ser macrorregião, ou seja, referência no atendimento a pacientes de, pelo menos, 33 cidades, além do Paraguai. 
Diante do cenário de colapso, Dr. Diogo reiterou que é preciso definir os rumos da saúde douradense, redirecionar os atendimentos e consequentemente, os locais onde os pacientes serão tratados. 

“Mais de um ano de pandemia e não temos hospital de campanha. Como médico, vereador, sugiro três locais: o prédio do antigo supermercado Extra, o Centro de Convenções de Dourados, atualmente sublocado e que, se tornando hospital, não geraria custos ao município e até mesmo o Pavilhão de Eventos, localizado entre o PAM e a UPA, próximo à prefeitura, na rua Coronel Ponciano”, propôs. 

O vereador também expôs a necessidade em transformar a própria UPA em hospital de campanha, o que, no entanto, sobrecarregaria ainda mais o Hospital da Vida. No sábado, quando voltou à unidade de pronto atendimento, o democrata constatou que a área verde e amarela havia sido transformada em UTIs. 

“Parabenizo a equipe que trabalhou na UPA no sábado. Estive lá e vi que a área verde precisou ser transformada em UTI, praticamente, pois haviam cinco ventiladores mecânicos, na área amarela tinham três pacientes entubados, e todos, lutando pela vida, lutando para vencer a Covid-19”, relatou. 

Por fim, o democrata enfatizou que esteve conversando com o vice-prefeito e o prefeito de Dourados, o também médico Carlos Augusto Ferreira Moreira e Alan Guedes, respectivamente, sobre a saúde do município.

“Precisamos deixar as ideologias políticas de lado, e somarmos forças para melhora tender nossa população”.

Texto/Fonte: Assessoria