Foto: Assessoria
O vereador drº Diogo Castilho (DEM) participou na manhã desta quinta-feira (14) da solenidade de entrega de milhares de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e medicamentos que serão destinados ao Hospital Evangélico e ao Hospital Universitário/UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que são estruturas responsáveis pelo atendimento dos pacientes com Covid-19 de Dourados e da região. A solenidade aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo, foram destinados 2.050 ampolas do anestésico Atracurio ao Hospital Evangélico. Esse medicamento é usado em pacientes que precisam estar sedados e mantidos em ventilação mecânica, diante das complicações provocadas pelo Novo Coronavírus. O HU receberá 2 mil doses.
“Esse medicamento é de extrema importância para auxiliar no combate à Covid-19. Sabemos que os EPI’s também são fundamentais nessa luta, pois protege os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Ações como essas são fundamentais, principalmente no atual momento que vivemos”, enfatizou o parlamentar.
O profissional da saúde, aliás o único médico nesta legislatura na Câmara Municipal de Vereadores, destaca que ações como a de hoje precisam acontecer mais vezes, até porque, com base na quantidade de doses do medicamento que foram destinados aos pacientes internados em Dourados, estima-se que sejam suficientes para os próximos dois meses.
“A entrega desses medicamentos seguiu todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. O prefeito Alan Guedes acompanhou também, assim como o vereador Cemar Arnal e o presidência da Câmara, Laudir Munaretto. Essa iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde que ajudará com certeza a cidade de Dourados que recebe pacientes também de outros municípios”, pontuou o vereador.
Por fim, drº Diogo adiantou que até o próximo domingo (17), segundo informações do próprio secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, as vacinas contra a Covid-19 devem estar em solo sul-mato-grossense.