Dourados será a capital nacional dos direitos dos idosos amanhã
10/08/2017 07:15

10/08/2017 07h13 - Por: Assessoria

A cidade de Dourados recebe nesta sexta-feira (11) a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Federal em seminário proposto pela vereadora-presidente Daniela Hall (PSD). O evento acontece a partir das 7h30 na Câmara Municipal. De acordo com a parlamentar, o objetivo é debater com especialistas, lideranças políticas e da sociedade civil organizada uma nova lógica de assistência para os idosos. O município é o primeiro do Brasil a ser contemplado com o debate e vai elaborar documento que será referência para novas políticas públicas no país.

Com o tema "Direito dos Idosos: novos olhares", o seminário, contará com palestrantes de renome nacional como a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva e a deputada Leandre Dal Ponte (PV).

O evento acontece em parceria da vereadora-presidente Daniela Hall e tem o apoio do deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do deputado estadual Renato Câmara (PMDB), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

De acordo com os organizadores, a população brasileira passou a ter uma maior expectativa de vida e isso deve ser acompanhado de ações públicas para atender às necessidades desse novo contingente populacional. "É preciso mudar a lógica da assistência ao idoso, que não pode ser mais ser visto como um problema", salienta Geraldo Resende, que também é médico.

"A importância de discutir os direitos e as condições dos idosos reside nesta mudança da expectativa de vida no país", aponta a vereadora Daniela Hall. "Atualmente, a sociedade brasileira desestimula a participação dos idosos em diversos processos, tanto sociais, econômicos e culturais. Precisamos mudar isso".

Programação

O seminário terá como palestrante a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que falará sobre "Situação atual do idoso - Direitos, violência e visibilidade". Terezinha Tortelli é enfermeira obstetra, pós-graduada em Planejamento Familiar Natural pela Universidad de Chile, sendo especialista em Gerontologia Social.

Outra palestrante será a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, cuja palestra terá como tema: "Maior longevidade – Como o Poder Público pode se preparar para novo idoso brasileiro". Ana Lúcia é geógrafa e formada em gestão pública, especialista em Negociação e mediação de conflitos como instrumento da gestão pública no SUS.

Com o tema "Legislação em defesa do idoso" a deputada Leandre Dal Ponte também fará sua palestra no evento, valendo-se de sua experiência como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados e também de ex-secretária municipal de Saúde no Município de Saudade do Iguaçu-PR.

O público-alvo do seminário são pessoas de todas as faixas etárias que estejam envolvidas com a questão dos idosos, como lideranças políticas e comunitárias de toda a região, profissionais da área de saúde e do Direito, professores e outros profissionais liberais, além de trabalhadores, sindicalistas, entre outras.


Vereadora Daniela e deputado Geraldo Resende fazem seminário nacional hoje em Dourados / Foto: Assessoria

Texto/Fonte: