Dirceu Longhi priorizou a cidadania e a inclusão social
19/12/2016 09:55

Sub-título

Seguindo a sua história de vida, com foco na defesa dos direitos coletivos, o vereador Dirceu Longhi (PT) concentrou o seu mandato em ações de promoção da cidadania e inserção social, mas sem esquecer o cuidado com a infraestrutura, educação e saúde. Dirceu é o 1° secretário da Mesa Diretora na gestão 2015/2016 e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor.

Durante os quatro anos desta legislatura, Dirceu promoveu ações que contribuíram de forma especial para solucionar problemas e garantir a melhoria da qualidade de vida do cidadão. As audiências públicas tiveram papel importante nesse processo. Entre elas está que debateu a "Reciclagem e Sustentabilidade Ambiental", cujo objetivo foi promover um amplo debate sobre reciclagem de resíduos sólidos, com foco no meio ambiente e geração de renda.

Outra audiência importante foi sobre "Direitos Humanos e Direito a Moradia", proposta em parceria com a vereadora Délia Razuk. A audiência teve como palestrante o secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, o ex-senador Eduardo Suplicy. Dirceu ainda promoveu uma audiência pública com o tema "A Infância pede socorro: Todos Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantil" para a discussão de novas políticas sobre o enfrentamento à violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Outro importante evento de Dirceu na área da cidadania foi o seminário "Mulheres, Conquistas e Desafios", que apresentou um diagnóstico estadual das políticas públicas para as mulheres no Estado e propostas práticas de valorização e atendimento à mulher. No Dia da Árvore, o vereador promoveu o plantio e distribuição de mudas. No Mês do Livro Dirceu realizou ações nas escolas municipais Joaquim Murtinho e Tegantui Marangatu. Na área da infraestrutura Dirceu teve várias reivindicações atendidas pela Prefeitura. Entre elas a construção da ponte de concreto sobre o Córrego Rego D'Água, no bairro São Pedro, interligando as ruas João Corrêa Neto e Quinze de Novembro.

Através da articulação com os deputados Renato Câmara e João Grandão conseguiu 12 aparelhos de ar condicionado para a Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé. Também promoveu discussões sobre o Hospital Regional da Grande Dourados e cobrou ação efetiva do Governo do Estado para realizar a obra. Do Estado também cobrou e encontrou solução para o depósito de veículos apreendidos que tomavam conta das calçadas laterais ao 1º DP da Polícia Civil de Dourados.

Vereador Dirceu Longhi deixa como marca na Câmara a defesa da vida e a promoção social (Foto: Thiago Morais/CMD)