Diogo Castilho cobra reestruturação de postos de saúde e garantia de acesso a medicamentos
Diogo Castilho destacou durante sessão remota a necessidade urgente pela estruturação de unidades de Estratégia em Saúde da Família
Foto: Reprodução/Youtube
29/06/2021 17:52

Na 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, Diogo Castilho (DEM) cobrou do Executivo um compromisso na reestruturação de duas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) que se encontram em condição de sucateamento.

Conforme destacou em sua fala na sessão, realizada remotamente na tarde desta segunda-feira (28), o vereador tem acompanhado de perto a situação das unidades da rede municipal de atenção primária e algumas das condições mais críticas foram identificadas nos postos da Vila Santo André e da Vila Santa Catarina.

“Ambas unidades, assim como outras que visitamos nos últimos dias, estão com dificuldades na parte estrutural. É de suma importância a reestruturação dessas unidades básicas de saúde para a população ter um atendimento de qualidade e digno. Precisa ter oferta regular de medicamentos básicos para pressão alta, diabetes, psiquiátricos e outros que estão em falta no nosso município desde o final do ano passado. E até o momento, mesmo com o informe de algumas licitações em andamento, ainda não temos a medicação disponível para a população. São medicamentos caros, que os pacientes não podem ficar sem e muitas vezes, as doses são altas. Com isso gera um custo muito grande para a família e para o paciente, que acaba abandonando o seu tratamento”, alertou.

Para o posto da Vila Santo André, o requerimento apresentado pelo vereador foi para manutenção, reforma e compra de materiais. Na unidade do bairro Vila Santa Catarina, a solicitação foi para a implantação de uma tenda na frente do local para que os pacientes possam esperar pelo atendimento e também a contratação imediata de médico substituto. Isso para que o posto não fique sem médico responsável no período onde a médica contratada entrará de férias, no fim deste mês.

A valorização dos trabalhadores da saúde, aliás, foi destacada mais uma vez por Diogo em sua fala. O vereador, que é médico, destacou a problemática que envolve, por exemplo, a contratação desses profissionais, o que impõe dificuldades e falta de atendimento adequado para quem busca assistência na rede municipal de saúde.

“Precisamos reestruturar e aumentar o número de profissionais da rede pública de Dourados, além de suplementar as formas de pagamento para termos parâmetros semelhantes aos nossos municípios ao redor. Cidades como Douradina, chegam a pagar R$ 20 mil para um médico de posto de saúde, enquanto Dourados não paga nem a metade desse valor. Com isso, não conseguimos trazer profissionais de qualidade para a cidade e muito menos um número adequado”.

Outras demandas

Também foi apresentado pelo vereador durante a 22ª Sessão Ordinária uma indicação para reparo na malha asfáltica da Rua Girassol, no bairro Santa Maria.

Além disso, Diogo destacou assinatura em conjunto com o vereador Juscelino Cabral (DEM) do projeto de Lei para que as licitações municipais sejam transmitidas ao vivo e disponibilizadas gravadas no site oficial da Prefeitura de Dourados.

“O projeto de Lei foi apresentado na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] e acredito que na próxima sessão já vai para votação. O intuito é que essas licitações sejam acessíveis para toda a população, para que possa haver total certeza de transparência desse serviço”, pontuou o vereador.